Retrospectiva

Relembre os fatos que mais repercutiram na Câmara de Feira de Santana em 2015

No dia 14 de março alguns grupos de pessoas ligadas a entidades LGBTs foram à Câmara em repúdio ao projeto da casa da cidadania que aprovou moção de censura contra o beijo gay protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg.

30/12/2015 às 12h00, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Danillo Freitas

O portal Acorda Cidade selecionou os principais assuntos que repercutiram na Câmara de Feira de Santana em 2015. Dentre eles o “beijaço gay”, após moção contra a novela Babilônia da TV Globo; o projeto que regulamenta o transporte de animais em ônibus e o inicio das “dança das cadeiras” para eleições de 2016.

É destaque ainda à vereadora que pediu indenização de R$ 1 milhão por calúnia, difamação e injúria, além da “batalha” entre o legislativo feirense e o Boulevard Shopping sobre o estacionamento.

No dia 14 de março alguns grupos de pessoas ligadas a entidades LGBTs foram à Câmara em repúdio ao projeto da casa da cidadania que aprovou moção de censura contra o beijo gay protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg. O vereador responsável pelo projeto foi o vereador Marcos Lima (PRP). Ele declarou que a novela tem "clara intenção de afrontar os cristãos em suas convicções e princípios" e que esta "outra forma de amar" apresentada contraria “nossos costumes, usos e tradições". (Leia mais).

Não poderíamos deixar de registrar os tumultos que ocorreram na Casa a começar da insinuação da vereadora Eremita Mota de que Cintia Machado forja viagens e falta a sessões na Câmara. Por conta disso, Cintia pede indenização de R$ 1 milhão por calúnia, difamação e injúria. Confira mais detalhes dessa história clicando aqui.

Durante audiência pública para discutir a Micareta de Feira uma denúncia inflamou as discussões. O representante da associação de bandas de Feira de Santana, Jesiel Santos, afirmou que vereadores manipulam a grade de atrações da Micareta. A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com objetivo de apurar a denúncia foi sugerida, mas não tramitou. (Leia mais)

Após ser aprovado em primeira discussão, o PL que pretendia impedir a exposição de sal na mesa dos estabelecimentos foi reprovado. Autor da matéria o vereador Tom falou ao portal Acorda Cidade que não tinha a intenção de proibir o uso do sal e que o projeto tinha um caráter de saúde pública com a intenção de desaconselhar o uso excessivo. (Leia mais).

Vários motoristas do transporte alternativo de Feira de Santana estiveram na Câmara para tentar junto ao Poder Legislativo uma legalização do serviço oferecido. Mais conhecidos como “ligeirinhos”, eles garantem que resolvem o problema de deslocamento da população. (Leia mais)

No dia 2 de setembro, o transporte de animais domésticos nos ônibus coletivos de Feira de Santana foi autorizado por Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Alberto Nery(PT). É permitido apenas dois animais por viagem e com até 10 kg. (Leia mais)

O vice-líder do Poder Executivo na Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Marcos Lima (PRP), afirmou que existem pessoas que utilizam movimento político para tentar travar o BRT. (Leia mais)
Lima reproduziu um áudio na Casa em que, supostamente, o engenheiro Franklin Ferreira, irmão do deputado estadual Zé Neto (PT), diz que vai contar com ajuda do deputado federal Fernando Torres (PSD), para tentar barrar as obras do sistema rápido de ônibus. (Leia mais).

Em 2015 foram realizadas seis edições do projeto Câmara Itinerante e em uma delas o ex-vereador José Ferreira, mais conhecido como Zé Nery, falou que o distrito de Humildes deveria ser emancipado. Zé argumentou que se o distrito fosse cidade seria referência na região (Leia mais)

Matéria de Marcos Lima determinou que as concessionárias de serviços públicos de energia elétrica e/ou telefonia, no centro e grandes avenidas da cidade de Feira de Santana, deverão, em até cinco anos, trocar a instalação aérea existente nas vias públicas por subterrânea. (Leia mais)

Já estamos próximos do ano novo, porém bem antes disso as eleições de 2016 já estavam sendo debatidas na Casa. A 'dança das cadeiras' já começou. Cinco vereadores já trocaram de partido. Confira aqui qual sigla partidária saiu ganhando com isso.

O vereador e presidente do Sindicato dos Rodoviários de Feira de Santana (Sintrafs), Alberto Nery (PT) afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade, que pensa em disputar as prévias do partido dos trabalhadores para escolha do candidato que irá concorrer às eleições para prefeito em 2016. (Leia mais)

E a “batalha” entre o legislativo feirense e o Shopping sobre o estacionamento promete outros “episódios”. Em outubro a Casa partiu para ofensiva contra o estabelecimento comercial.  (Confira aqui).

Depois de denúncia na Tribuna Livre do vereador David Neto, a prefeitura de Feira abriu sindicância para apurar se existiam irregularidades na gestão da SMT. (Leia mais).
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade