Cultura

Pelourinho celebra Festa de Santa Bárbara com programação religiosa e cultural

A Festa de Santa Bárbara abre a temporada de festas populares que movimentam o verão baiano

01/12/2015 às 15h17, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mais de dez mil pessoas são esperadas para formar o tapete vermelho e branco no Largo do Pelourinho, nesta sexta-feira (4) para celebrar Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros e dos mercados, símbolo de fé, devoção e da cultura popular na Bahia. A Festa de Santa Bárbara abre a temporada de festas populares que movimentam o verão baiano, promovidas e apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma das parceiras da festa, conduzindo a cerimônia religiosa na parte da manhã. No início da tarde, tem o tradicional caruru do Mercado de Santa Bárbara. Durante a tarde e a noite, uma intensa programação cultural agita simultaneamente os largos do Pelô.

Registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2008, a Festa de Santa Bárbara tem entre seus fundamentos o sincretismo religioso. No candomblé, ela é Oyá, também chamada de Iansã, a respeitada orixá dos ventos e tempestades. Fiéis do catolicismo e do candomblé partilham das homenagens em um cenário de emoção e respeito, no Largo do Pelourinho, onde a missa campal tem seu início anunciado por clarins, que saúdam a Santa às 8h da manhã. Após a cerimônia religiosa, os fiéis seguem em cortejo até o quartel do Corpo de Bombeiros. Outro cortejo se inicia às 15h, passando pelas ruas do Pelourinho, desta vez conduzido pelo Afoxé Filhas de Gandhy.

A reunião no Largo do Pelourinho recomeça às 14h, como de costume recebendo os devotos que retornam do cortejo e dos tradicionais carurus oferecidos na data, além dos amantes do samba. A programação artística começa com Jorginho Commancheiro acompanhado da banda Samba do Pretinho. Às 15h30, tem início a apresentação de Márcia Short, com repertório de canções dos shows Axé Acústico e Raiz Centenária. A cantora Juliana Ribeiro se apresenta às 17h30, em um show de samba dedicado ao dia de Santa Bárbara. A programação no palco principal encerra ao som dos Negros de Fé, a partir das 19h30, que homenageia a data com um repertório especial, destacando canções que fizeram sucesso na voz de Maria Bethânia.

Os shows acontecem simultaneamente em outros palcos do Pelô, com muito samba e tradição. No Largo Pedro Archanjo, se apresentam a banda Sambatrônica, às 14h, o sambista Roque Bentenquê, às 16h30, e o Grupo Anjo Bom, às 19h. O Largo Tereza Batista vai ser agitado por Bambeia, às 14h, e o Samba Chula de São Braz marca presença a partir das 16h.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade