Feira de Santana

Defesa Civil alerta para as chuvas de verão

Algumas comunidades são mais vulneráveis aos problemas provocados pelo acúmulo de água como o bairro Brasília e comunidades mais próximas de lago.

27/11/2015 às 11h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil está alertando a população feirense sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas para enfrentar o período de chuvas de verão, comum entre os meses de novembro e dezembro.

O coordenador da Defesa Civil nesta cidade, Pedro Américo, observou que algumas comunidades são mais vulneráveis aos problemas provocados pelo acúmulo de água nas vias públicas. Dentre eles o bairro Brasília, trecho da avenida Maria Quitéria, onde os alagamentos persistem todos os anos, e comunidades mais próximas de lagos. Também alertou para as ameaças de desabamentos.

A situação, conforme observou, segue o mesmo padrão de grandes centros urbanos. Observou que com a modernidade da cidade, as ruas vão sendo asfaltadas e diminuindo, assim, a capacidade do solo de absorver a água da chuva.

Durante o evento, a professora Rosângela Leal, do serviço de meteorologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), avaliou a situação da estiagem na região e as possibilidades de chuva. Destacou que na região são dois picos distintos de chuva, sendo o principal durante o período de abril até agosto, e o segundo pico é referente a chuva de verão, entre os meses de novembro e dezembro, que é uma chuva de trovoada, que mesmo sendo de menor frequência é, em contrapartida, de maior intensidade, causando transtornos.

Rosângela Leal informou ainda que durante o ano as chuvas que caem em Feira de Santana giram em torno de 850 milímetros. Entretanto, alerta que durante as chuvas de trovoada, no final de ano, o volume de água pode atingir entre 40 a 50 milímetros em apenas uma hora.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade