Bahia

Final do 8º Festival Anual da Canção Estudantil acontece na Fonte Nova

No Face, serão apresentadas as canções finalistas de autoria dos estudantes que se destacaram entre as 1.054 escolas estaduais, dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

27/11/2015 às 09h13, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um palco, montado na Arena Fonte Nova, receberá os 20 estudantes finalistas da Rede Estadual de Ensino, que irão apresentar suas canções e composições no 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face). Maior projeto de arte musical da Rede Estadual de Ensino, o festival integra a programação do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro. Os finalistas do Face terão a oportunidade de se apresentar no mesmo palco de artistas nacionais como, a banda Cidade Negra e a dupla Lucas e Orelha, que encerram o Encontro Estudantil. A final do Face será no dia 4 de dezembro, às 17h.

No Face, serão apresentadas as canções finalistas de autoria dos estudantes que se destacaram entre as 1.054 escolas estaduais, dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). O festival é desenvolvido em três fases: mini-festivais escolares; etapas regionais dos NRE e a etapa estadual. A sua produção musical é sistematizada sob a forma de CD e DVD, com o registro das canções estudantis vencedoras. A final do Face é aberta para convidados e para estudantes da rede estadual, que terão acesso fardados.

Em suas canções, de estilos e gêneros distintos (rock, samba, pop, axé, heavy metal, reggae, pagode, rap, entre outros), os alunos entoam as experiências, as histórias vividas, as questões étnicas, a escravidão, os preconceitos, a discriminação, a violência sexual e a relação com a natureza. “O Face nos incentiva não só a cantar e a compor, mas a permanecer na escola. Comecei a compor aos 14 anos por influência dos professores e colegas que me incentivaram a participar do festival”, declarou Jéssica Alexandre da Cruz, estudante finalista do Face, em 2014.

O Face é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, criado em 2008, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com o objetivo de promover a participação e o envolvimento dos estudantes no processo de desenvolvimento da arte musical, de criação de canções e de realização de festivais, como orienta a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996) e, mais recentemente, a Lei nº 11.769/2008, que institui o ensino de música nas escolas.

 

Foto: Claudionor Jr (Arquivo – FACE 2014)

Concebido para ser realizado em todas as escolas com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos -EJA, Ensino Normal e Educação Profissional), o Face se consolida como projeto de arte musical voltado para a política cultural da juventude estudantil baiana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade