Bahia

Incêndios são controlados em Morro Branco e Barro Branco, na Chapada Diamantina

Incêndio, que entrou nesta terça-feira em seu 32º dia seguido, deve impactar nos rios que cortam a Chapada

25/11/2015 às 08h55, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para alívio de voluntários e brigadistas, uma forte chuva começou a cair na região da Chapada Diamantina na noite desta terça-feira (24). Os incêndios florestais nas localidades de Morro Branco do Vale do Capão, no município de Palmeiras, e de Barro Branco, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, foram controlados nesta terça-feira (24).

Segundo o chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina, César Gonçalves, as chamas agora estão concentradas dentro de fendas de difícil acesso. Ele explica que esses fogos só serão extintos pela chuva.

“Quando chover, eles vão cessar. Isso porque eles estão em áreas de difícil acesso e não há como descer e apagar. O que podemos fazer é não deixar o fogo sair dessas fendas", esclareceu. Conforme o site da agência Climatempo, há previsão de chuva para a região a partir de sexta-feira (27).

Ainda conforme Gonçalves, apenas em novembro, cerca de nove mil hectares do Parque Nacional já foram atingidos pelas chamas. O secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugenio Spengler, diz que a estimativa é de que o fogo tenha atingido cerca de 30 mil hectares em toda a região da Chapada Diamantina.

De acordo com informações do site Correio, o incêndio entrou nesta terça-feira em seu 32º dia seguido. Entretanto, o combate mais intenso começou no último dia 11, segundo informou a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão.

Segundo a equipe técnica da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), já é possível observar alguns prejuízos graves ao meio ambiente por conta dos incêndios, ainda que eles não tenham sido completamente debelados.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade