Feira de Santana

Quase 4 anos após ser desativada, Química Geral do Nordeste é foco de contaminação

A situação da QGN foi discutida na manhã desta terça-feira (24), durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), ocorrida em uma sala da Pousada Acalanto.

24/11/2015 às 16h54, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

A empresa Química Geral do Nordeste (QGN), que funcionou por quase 30 anos em Feira de Santana e que foi desativada há cerca de quatro anos, ainda é foco de contaminação. A empresa, que produzia sulfato de bário, já recebeu a aplicação de duas multas, uma no valor de R$ 5 milhões e outra no valor de R$ 100 mil, impostas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A situação da QGN foi discutida na manhã desta terça-feira (24), durante reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), ocorrida em uma sala da Pousada Acalanto.

A reunião foi presidida pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Tourinho, e contou com a participação de ambientalistas, diretores da secretaria, profissionais da imprensa e do engenheiro químico Anderson Carneiro, do Inema. Ele informou às pessoas presentes na reunião as providências que o órgão ambiental do estado vem adotando para amenizar a contaminação causada pela QGN.

“Existe uma contaminação que já foi detectada e estão sendo adotadas medidas para que a área seja remediada. É uma poluição de solo e de águas subterrâneas. Não sabemos o tempo necessário para que a poluição seja resolvida, mas podemos afirmar que vai levar alguns anos”, afirmou Anderson Carneiro.

Ele informou que o Inema já determinou à QGN que faça trincheiras para barrar a contaminação, que segundo o engenheiro, vem poluindo o riacho dos Maias, que passa nos fundos da empresa. Ele ressaltou, no entanto, que um monitoramento realizado por técnicos do Inema constatou que essa poluição não atinge a barragem Pedra do Cavalo.

Anderson Carneiro informou ainda que na área da QGN existe um aterro que está isolado com uma grande quantidade de material produzido ao longo dos anos em que a empresa esteve operando. Ele informou também que não existe um plano de retirada desses resíduos químicos.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Tourinho, disse na reunião do Condema que vai convidar ambientalistas, conselheiros da entidade e profissionais de imprensa para fazer uma visita em toda a área onde funcionou a QGN, incluindo o aterro onde há resíduos, e também ao riacho dos Maias para verificar in loco a extensão dessa poluição. Ainda não há uma data definida para essa visita.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

Missa do AAPC

Feira de Santana

Missa celebra os 22 anos de fundação da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer de Feira de Santana

Cerca de 2.500 pacientes são acompanhados na AAPC.

24/04/2024 às 12h45

Animais resgatados

Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins anuncia contrato para castração de animais de rua e possibilidade de implantação de uma clínica PET

Ele destacou sobre os resultados da Micareta 2024, entre eles o sucesso do Espaço PET que foi implantado na Avenida...

24/04/2024 às 12h44

image

Rádio acorda cidade