Educação

Servidores da Uefs fecham entrada da universidade em protesto contra o governo

A representante do Sintest, Daiana Alcântara, ressalta que a mobilização dos servidores ocorre desde o mês de agosto

24/11/2015 às 10h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Servidores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisaram mais uma vez as atividades, na manhã desta terça-feira (24), e se concentraram em frente à instituição para reivindicar melhorias das condições de trabalho e para protestar contra a onda de demissões em massa que ocorre na universidade.

A representante do Sintest, Daiana Alcântara, ressalta que a mobilização dos servidores ocorre desde o mês de agosto, pois, segundo ela, o governo cortou a insalubridade dos servidores, não reajustou os salários e não negociou o plano de carreira.

“Nós tivemos duas reuniões na Saeb – Secretaria de Administração do Estado da Bahia, e imaginamos que estávamos caminhando para uma negociação, para que as necessidades dos servidores fossem atendidas em 2016. Mas no dia 16 desse mês, o governador baixou um decreto que afeta muito a vida do servidor técnico e, sobretudo, os terceirizados”, afirmou Daiana Alcântara.

De acordo com a sindicalista, um dos pontos do decreto informa que é necessário reduzir em 15% os gastos com funcionários, e por conta disso, na última sexta-feira (20), 26 trabalhadores terceirizados foram demitidos e existe o risco de mais demissões, dessa vez pela empresa BRK, que presta serviços de segurança ao campus. “Tivemos também, meses atrás, a demissão de 40 servidores que prestavam serviços de manutenção”, acrescentou Daiana Alcântara.

O representante dos estudantes, João Costa, afirma que sempre que se fala em crise, os cortes orçamentários afetam principalmente a educação. “Eles sempre apelam para uma crise e isso sempre afeta a educação e as universidades. Mais uma vez o governo do estado ataca a educação superior, e dessa vez diretamente os trabalhadores”, protestou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade