Educação

FTC reafirma parceria no Mutirão do Diabético com ações de saúde

A ação conjunta de profissionais das mais variadas áreas e o apoio de instituições públicas e não governamentais foi o ponto alto do evento, que reuniu profissionais de Medicina da Clihon, professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.

23/11/2015 às 17h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

FTC reafirma parceria no Mutirão do Diabético com ações de saúde Guilherme Pimentel, 65 anos, morador do Feira IX, e Idalício Rios Marinho, 66, do Jardim Cruzeiro, se encontraram na manhã de sábado (21) na avenida Sampaio e passaram por diversas avaliações, desde exame oftalmológico e aferição de pressão a teste de glicemia e avaliação nutricional. Eles e mais centenas de pessoas foram contempladas com as ações do III Mutirão do Diabético, realizado pela Clihon, em parceria com a FTC Feira de Santana.

“Tudo em um só lugar”, festejou a dona de casa Marina Coelho Barros, após passar por três estandes. Com os professores e alunos de Nutrição ela aprendeu a forma adequada de intercalar as refeições durante o dia e os cuidados gerais com a alimentação. Já Julieta dos Reis, funcionária pública aposentada, aproveitou para fazer algumas atividades físicas, depois de aferir a pressão e fazer o teste de glicemia capilar. “Estou ótima”, constatou.

Para quem participou do Mutirão trabalhando também foi uma manhã bastante proveitosa. Silvana Fernandes, do 7º semestre de Enfermagem, afirmou que as ações na rua são sempre um grande aprendizado. “Já estive em muitas e cada uma é uma experiência nova”, disse. Maria Aparecida, aluna do curso técnico de Agente de Saúde, do Pronatec, avaliou que o contato com a realidade é o maior aprendizado, enquanto Welignton Martins, de Educação Física, descobriu que pode trabalhar brincando.

A ação conjunta de profissionais das mais variadas áreas e o apoio de instituições públicas e não governamentais foi o ponto alto do evento, que reuniu profissionais de Medicina da Clihon, professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física. “O evento tem também caráter educacional e é visível o crescimento em relação ao ano passado”, afirmou o diretor da FTC Feira de Santana, professor Cristiano Lôbo, embora reconhecendo que “o importante não é a quantidade de atendimentos e sim o alcance social da ação”, frisou.

Na avaliação do diretor da Clihon, Hermelino Oliveira Neto, o resultado da terceira edição do Mutirão do Diabético superou todas as expectativas. “Temos a certeza de que o objetivo foi cumprido”, disse, destacando a importância das parcerias para o êxito do evento, a exemplo da FTC, CADH, Secretaria Municipal de Saúde, Exército (por meio do 35º Batalhão de Infantaria) e Loja Maçônica Sabedoria, Luz e União, representada por Roberto Aquino.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, conferiu de perto e aprovou a iniciativa. “São ações para a prevenção de doenças, com a participação cada vez maior da sociedade e resultados cada vez melhores na questão da assistência integral”, afirmou. O clima de alegria e descontração foi mantido no espaço do evento durante toda a manhã pelos palhaços da Companhia de Artes Contraregra, juntamente com o grupo de estudantes do curso de Educação Física.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade