Cultura

Crianças e jovens baianos mantém tradição do Samba de Roda

O IV Intercâmbio dos Sambas de Roda Mirins vai reunir cerca de 200 crianças e jovens de cidades circunvizinhas.

13/11/2015 às 08h55, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Será realizado neste sábado (14), em Saubara, no Recôncavo Baiano, o IV Intercâmbio dos Sambas de Roda Mirins, com cerca de 200 crianças e jovens de cidades circunvizinhas. O objetivo do encontro é a elaboração de uma carta de intenção pela salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

O documento será símbolo de reconhecimento e uma homenagem aos seus mestres, pela comemoração dos 10 anos do título de Patrimônio Imaterial Mundial, concedido pela UNESCO ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

A programação será iniciada às 10h, e além da construção do documento, conta ainda com apresentações dos grupos, premiação e entrega de instrumentos musicais.O evento conta com a participação do Samba Mirim Vovó Sinhá (Saubara), Barquinha Mirim (Bom Jesus), Samba Mirim Raizes de Acupe (Acupe/Santo Amaro), Samba Mirim Frutos do Mestre (Terra Nova), Samba de Roda Juventude do Iguape (Santiago do Iguape/Cachoeira), Samba Chula Mirim Flores da Pitanga (São Francisco do Conde), Samba Mirim Fruto da Raiz (Antonio Cardoso), Samba Violinha do Quilombo (Simões Filho), Brava Orquestra (Salvador), Samba Mirim de Irará (Irará), Samba Mirim Renovação do Recôncavo (Maragojipe).

Segundo Rosildo Rosário, coordenador do projeto, essa é mais uma forma de incentivo para que as crianças não percam o interesse em manter o grupo reunido e entendam que são peças fundamentais na política de salvaguarda do samba de roda. “Com esse projeto, conseguimos, além de manter viva a memória dos mestres, garantir a valorização das tradições do samba de roda por meio das crianças e jovens que podem perpetuar tudo isso”, reforça Rosildo.

O Intercâmbio é uma das atividades do Projeto Sambas de Roda Mirins, realizado através do Apoio e Fomento à Salvaguarda de Bens Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil e conta com o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade