Horário de verão

Horário de verão: classes empresariais pedem manutenção de horários de banco em Feira

O pedido de manutenção do horário das 10h às 16h tem como argumento o fato de a medida já ter sido adotada na capital e RMS.

13/10/2015 às 07h43, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir da zero hora do próximo dia 18, os relógios brasileiros devem ser adiantados em uma hora nos estados em que o horário de verão é válido. A Bahia não entra nessa relação e por conta disto as entidades do comércio de Feira de Santana, juntamente com as agências bancárias instaladas na cidade, estão mobilizadas para garantir o funcionamento bancário em horário normal, alinhado com os grandes centros urbanos.

A reivindicação já foi encaminhada ao Banco Central, conforme estabelecido em recente reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os representantes das entidades representativas das classes empresariais e instituições financeiras contam com o apoio da Prefeitura Municipal, conforme foi assegurado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior.

De acordo com a Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), o pedido de manutenção do horário das 10h às 16h tem como argumento o fato de a medida já ter sido adotada na capital e em municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O presidente da Acefs, Marcelo Alexandrino, argumenta que a mudança do horário bancário atinge toda a população, “em especial o comércio e a indústria”. Já o presidente da CDL, Luís Mercês, defende o alinhamento de Feira de Santana com os grandes centros urbanos.

Além dos dirigentes da Acefs e da CDL, assinam o documento o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sincomfs), José Carlos Moraes, e representantes das agências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.

O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.

O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1 de Outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.

O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano.

Estados brasileiros com Horário de Verão
• São Paulo
• Rio de Janeiro
• Espírito Santo
• Minas Gerais
• Paraná
• Santa Catarina
• Rio Grande do Sul
• Goiás
• Mato Grosso
• Mato Grosso do Sul
• Distrito Federal

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade