Bahia

Turismo religioso é intensificado em diversos municípios neste feriadão

Em Igaporã, a 802 quilômetros da capital, encostada na Chapada Diamantina, também há celebração na sede e de 12 comunidades rurais, na Capela Nossa Senhora Aparecida.

09/10/2015 às 15h10, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Celebrada em todo o Brasil, a padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida, ganha homenagens também em municípios baianos, nesta segunda-feira (12). A data, aproveitando o feriadão, é uma boa alternativa para os adeptos do turismo religioso que desejam aliar momentos de fé com visitas a cidades do interior como Bom Jesus da Lapa (oeste), São Felipe (Recôncavo) e Igaporã (centro sul), onde são realizadas novenas, tríduos, missas, procissões e romarias para render graças à santa, uma das mais populares do Brasil.

O município de Bom Jesus da Lapa, com forte tradição no turismo religioso e famoso por realizar a terceira maior romaria do País, por exemplo, espera receber cerca de 100 mil visitantes para as homenagens à padroeira do Brasil; a maioria proveniente de Minas Gerais, Brasília, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Desta sexta-feira a domingo (9 a 11), período do tríduo, a gruta onde está a imagem da santa abre às 5h e missas são realizadas às 19h30.

Na segunda, a programação segue com confissões, Ofício de Nossa Senhora, missas, batizados e bênçãos, tendo como ponto alto a procissão, às 18h, seguida da missa festiva. O culto à santa em Bom Jesus da Lapa aumentou a partir de 2009, quando o município recebeu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Atualmente, a comemoração é a terceira maior realizada na cidade.

A 902 quilômetros de Salvador e banhado pelo Rio São Francisco, o município agrada a qualquer visitante. Em um espetáculo de belas paisagens, está o Morro do Bom Jesus, feito de calcário maciço, rodeado por grutas e dividido em galerias. O Santuário de Bom Jesus da Lapa é outro atrativo natural, com grutas e uma torre do lado de fora, que possibilita uma visão panorâmica da cidade. Ali, encontra-se a imagem de Bom Jesus Crucificado, local onde os romeiros se ajoelham para fazer as orações.

São Felipe

Em São Felipe, a 176 quilômetros de Salvador, acontece a procissão e missa campal às 18h, em frente ao santuário dedicado à Nossa Senhora. Nas comunidades da zona rural que têm a santa como padroeira haverá tríduos, missas e procissões.

Localizado na região do Jiquiriçá, São Felipe tem a arquitetura colonial presente em grande parte dos prédios localizados no centro da cidade, como a Praça Municipal, a Igreja Matriz, a dos padroeiros São Felipe e São Tiago e diversas ruínas e engenhos de cana, situados na zona rural.

Existe ainda a Barragem Municipal, balneário localizado a 2,5 quilômetros da cidade, e a Serra da Copioba, com altitude de 360 metros e trechos remanescentes de Mata Atlântica, abrigando espécies em extinção. Uma boa pedida é conhecer a culinária local, baseada na cozinha sertaneja e em pratos que levam azeite de dendê. A moqueca de banana é uma iguaria que se destaca nesta cidade.

Igaporã

Em Igaporã, a 802 quilômetros da capital, encostada na Chapada Diamantina, também há celebração na sede e de 12 comunidades rurais, na Capela Nossa Senhora Aparecida. A programação tem início com uma alvorada festiva, às 4h30. Depois, uma missa solene, às 19h30, em frente à capela. Em seguida, às 20h30, acontece a Procissão Luminosa.

Um dos destaques do município é a Casa de Pedra da Fazenda Santo Antônio, onde morou o fazendeiro Bernardo de Brito e que, segundo a história, deu origem ao município, além da Casa Grande da Praça da Igreja e Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, construída em 1871.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade