Bahia

Feriadão movimenta o litoral baiano

Na capital, a taxa de ocupação hoteleira é de 70%, de acordo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih/BA)

09/10/2015 às 15h07, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Meios de hospedagem dos principais destinos turísticos da Bahia registram boas perspectivas para o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, que vai deste sábado (10) até o dia dedicado à Padroeira do Brasil e às crianças, a segunda-feira (12), como avalia a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e o trade local. Baianos e turistas que escolheram cidades como Salvador, Porto Seguro (extremo sul), Ilhéus, Itacaré (sul) e localidades como Praia do Forte (litoral norte) e Morro de São Paulo (baixo sul) ajudam a movimentar o segmento no estado.

Na capital, a taxa de ocupação hoteleira é de 70%, de acordo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih/BA), que considera a procura boa para o momento. Para o presidente da instituição, José Manoel Garrido, o hóspede do feriado vem interessado em lazer, o que caracteriza a maior procura por hotéis próximos à orla marítima.

A região também é destaque na demanda por bares e restaurantes. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique Amaral, os feriados prolongados são importantes para intensificar a movimentação nesses estabelecimentos. Entre os bairros mais procurados, destacam-se os da Península de Itapagipe, Barra, Amaralina, Itapuã e Stella Maris. Mais adiante, os de Villas do Atlântico, em Lauro de Freitas, região metropolitana, também costumam ser muito procurados.

No litoral norte, Praia do Forte ainda tem vagas

Também conhecida como Polinésia Brasileira, Praia do Forte é um dos destinos mais badalados do litoral norte. Hotéis e pousadas da região registram ocupação de 70% para este feriadão, mas a estimativa da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte) é de que a taxa chegue perto de 100%.

“A vila tem boa infraestrutura e é muito procurada por famílias, principalmente as que têm crianças. É boa também para idosos, devido à acessibilidade. Por suas características, Praia do Forte de consolida como um destino ideal para famílias”, explica o diretor institucional da associação, Firmo Azevedo.

Outros atrativos chamam a atenção de quem quer experiências ecológicas, históricas e culturais, que podem ser vivenciadas em visitas ao Projeto Tamar, Reserva da Sapiranga e Castelo Garcia D’Ávila. Piscinas naturais convidam a prazerosos banhos de mar e restaurantes para todos os gostos e bolsos aguçam o paladar de quem deseja saborear receitas típicas da Bahia, como moquecas, até pratos da gastronomia internacional.

Hotéis de Itacaré estão lotados

Para este feriadão, Itacaré registra taxa de ocupação de 100% dos oito mil leitos do município. A informação é da Secretaria Municipal de Turismo, que também comemora a lotação dos meios de hospedagem de 26 de outubro a 1º de novembro, quando a cidade recebe o Surf Eco Festival. Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a competição reúne surfistas de todo o mundo na praia de Tiririca e tem programação musical com artistas como Nando Reis, Cidade Negra e Ponto de Equilíbrio.

Turistas que passarem pela cidade nos dois períodos terão oportunidade de desfrutar belas praias e aproveitar o potencial para o ecoturismo, turismo étnico e cultural e pesca esportiva, entre outros segmentos. Orientações quanto a atrativos e passeios oferecidos por agências da região estão disponíveis no ponto de atendimento ao turista disponível na Passarela da Vila. De segunda a sexta, o funcionamento é das 8 às 18h, sábados, das 9 às 18h, e domingos e feriados, 9 às 16h.

Ilhéus de portas abertas para turismo histórico e cultural

Os feriadões de 2015 têm ajudado a impulsionar a hotelaria em Ilhéus. Para este final de semana os meios de hospedagem da cidade já registram pedidos de reserva no patamar de 80%. “Esperamos nos aproximar dos 100% de ocupação”, diz o diretor do Convention Bureau, Luigi Massa. De acordo com o empresário, os baianos são os mais esperados, com destaque para os vindos de Salvador, Vitória da Conquista e Jequié.

Ilhéus povoa o imaginário das obras de Jorge Amado e recebe o turista com muito charme. A história da cidade se confunde com a própria história da lavoura cacaueira que foi iniciada no século 18 e atingiu seu apogeu no século 20, quando a matéria-prima do chocolate era o produto central de exportação do país.

Além das belas praias, indicadas também para a prática de esportes náuticos, toda a opulência dos anos majestosos do ouro negro é, ainda hoje, exibida na arquitetura local, com suas ruas e praças de paralelepípedos, casarões e bares, como o Vesúvio, cenário de Gabriela, Cravo e Canela – romance de Amado – e onde, antigamente, coronéis e intelectuais se reuniam.

Ocupação em Porto Seguro pode chegar a 90%

Aproximadamente 85% dos leitos de Porto Seguro já contam com reservas confirmadas, mas o presidente da sessão extremo sul da Bahia da Abih, Wilson Spagnol, acredita que a porcentagem pode alcançar 90%. A cidade possui 20 praias e as mais famosas delas são Taperapuã, Mutá, Trancoso e Arraial D’Ajuda, que, esta semana, ganhou destaque na revista digital Vive Latinoamérica, devido à “natureza exuberante e construções com um estilo único”.

Quem gosta de agito não pode deixar de visitar a Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool) e a Rua do Mangue, também conhecida como Corredor Cultural. Já quem prefere ir ao encontro da cultura e da história da civilização brasileira pode visitar o Centro Histórico de Porto Seguro, onde está o Marco do Descobrimento, ou ir até a Reserva Indígena da Jaqueira, na estrada que dá acesso a Santa Cruz Cabrália.

Morro de São Paulo tem bom desempenho

A ilha mais conhecida do município de Cairu, Morro de São Paulo registra 90% de ocupação hoteleira, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. No final do mês, com a realização do Festival do Morro, a estimativa é de que o número alcance 100%. Com histórico de shows de artistas e bandas nacionais, o evento ainda não teve programação divulgada.

As praias de águas cristalinas são perfeitas para o mergulho e banhos em família. Entre as quatro existentes na ilha de Tinharé, existem pontos onde se formam piscinas naturais de águas mornas e claras. Construções datadas do início do século 17, como a Capela de Nossa Senhora da Luz, a Fortaleza de Morro de São Paulo, a Fonte Grande e o farol merecem uma visita. Além de charmosas pousadas, a principal rua do povoado sedia bares e restaurantes que servem de ponto de encontro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade