Bahia

Feriadão: PRF inicia operação Aparecida 2015 nesta sexta-feira (7)

Para o planejamento desta operação, a PRF levou em consideração análises de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves.

07/10/2015 às 16h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A 10ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal inicia na meia-noite de sexta-feira (9), a Operação Aparecida 2015, que segue até a meia-noite de segunda-feira (12).

De acordo com a PRF, Estima-se um aumento em cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação, saída (sexta e sábado) e retorno (segunda), especialmente com destino aos locais turísticos, como nas BRs 324, 101, 116 e 242, em função do Festival de Música de Lençóis, no qual se apresentarão grandes atrações da música.

Nos dois últimos anos (2013 e 2014), este feriado caiu em finais de semana, não sendo realizada operação especial, já que não apresentava a perspectiva de aumento de fluxo de veículos. Porém este ano, por ser na segunda-feira, poderá significar um aumento do fluxo de veículos e de ônibus de passageiros nas rodovias federais.

Para o planejamento desta operação, a PRF levou em consideração análises de dados estatísticos, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente. Essas análises permitiram direcionar as ações de prevenção, fiscalização, socorro às vítimas de acidentes, campanhas educativas, etc.

A otimização dos recursos humanos e materiais, possibilita melhoria na fiscalização para coibir comportamentos de risco como: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a mistura fatal de álcool e direção. A PRF também reforça o alerta aos motociclistas para que, além das condutas citadas, sempre utilizem o capacete. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade