Saúde

Brasil teve quase 700 mortes por dengue de janeiro a agosto deste ano

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos que morreram tinha mais de 60 anos de idade, com comorbidades e fatores de risco para complicação de dengue.

07/10/2015 às 09h29, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Agência Brasil – De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 693 mortes em decorrência da dengue, número 70% maior que o do mesmo período do ano passado. Os dados do boletim mais recente do Ministério da Saúde revelam que foram registrados mais de 1,4 milhão de casos da doença em todo o país nesse período, enquanto, de janeiro a agosto de 2014, foram 508.219.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos que morreram tinha mais de 60 anos de idade, com comorbidades e fatores de risco para complicação de dengue.

O pico da incidência foi em abril (216,5 casos para cada 100 mil habitantes). Goiás, com 1.978,8 por 100 mil habitantes e São Paulo, com 1.515, foram os estados com maior incidência da doença de janeiro a agosto. O número de casos graves de dengue nesse período chegou a 1.284 e, no mesmo período de 2014, foi quase a metade, 664.

Segundo o Ministério da Saúde, as ações para controle da dengue foram mantidas durante todo o ano, “especialmente no financiamento das atividades e no desenvolvimento dos apoios a estados e municípios, responsáveis pela execução das ações”.

De acordo com a pasta, para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue, foram repassados em janeiro recursos adicionais de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros. O montante é exclusivo para qualificação das ações de combate aos mosquitos transmissores da dengue e da febre chikungunya, o que inclui a contratação de agentes de vigilância.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade