Literarura

Em livro, advogada que deixou carreira para cuidar dos filhos desmitifica regras da maternidade

Formada em Direito, Elisama advogou até o nascimento do primeiro filho. Hoje trabalha com culinária, fundou uma torteria.

05/10/2015 às 08h42, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Juliana Vital

Toda mulher quando se torna mãe, de forma planejada ou não, se depara com um mundo de desafios em uma nova fase da vida. São tantos clichês, e esta realidade já foi retratada diversas vezes em tantos filmes e livros. Mas a maioria deles fala de uma forma generalizada, com muita formalidade, elevando o papel da mãe a algo quase intocável. E foi vivendo esta grande experiência e sentindo na pele uma realidade transformadora, que a feirense Elisama Santos, de 30 anos, resolveu compartilhar sua história como mãe através do um livro, o "Tudo Eu! Relatos de uma mãe sincera".

Formada em Direito, Elisama advogou até o nascimento do primeiro filho. Hoje trabalha com culinária, fundou uma torteria, a "Elis Martins", mas sob encomendas e quando dá tempo. É que ela mudou o rumo depois da chegada dos filhos, Miguel, de 3 anos, e Helena, de um ano.

"Desmistificar a maternidade me libertou. Escrever o livro é a minha forma de libertar outras mulheres. Não é algo no estilo "culpa não". É uma forma de abraçar outras mães e dizer que não estão sozinhas. É também uma forma de dizer pra o mundo que maternidade perfeita não existe. Alimentar a imagem da super mulher nos escraviza. Santificar a relação mãe e filho também. Somos humanas, com todas as características dessa condição. Alguém precisa falar sobre o ser mãe de maneira honesta. As mulheres precisam engravidar sabendo que não viverão um conto de fadas.", reflete.

O livro está escrito, mas ainda não foi revisado, nem diagramado. Elisama escreveu e não sabia como colocar em prática sua publicação. Para isso, ela pensou em um financiamento coletivo! Pesquisou as plataformas, a forma de fazer e resolveu arriscar. Foi criada uma página na internet e também um perfil no Facebook no intuito de ajudar a divulgar o livro e também sobre a participação no financiamento coletivo. A campanha acontece até o dia 20 de outubro apenas. Isso quer dizer que se nesse prazo a meta não for atingida, o livro não será publicado. Até o momento a meta atingiu 50% do esperado, caso não seja alcançada, todo o dinheiro retornará para os doadores.

COMO AJUDAR A PUBLICAR O LIVRO

O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo. Você contribui e recebe uma recompensa em troca. Mas atenção, é tudo ou nada! Caso a meta não seja atingida, o valor será devolvido e o livro não será publicado, ou seja, ninguém perde nada. Para acompanhar e participar é só acessar as páginas:

www.facebook.com/tudoeu.livro
https://beta.benfeitoria.com/Tudoeu
https://www.facebook.com/tudoeu.livro/timeline

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade