Feira de Santana

Idosa com transtorno psicológico acumulava lixo dentro de casa há 20 anos

Indira Lídia Farias Virgens, filha de Benta, contou que a mãe ia pegando lixo nas ruas e às vezes aceitava doações. Segundo ela, a mãe acumulava todo tipo de material, como roupas, sapatos, papelão, alimentos, materiais de construção, entre outros.

02/10/2015 às 16h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Uma idosa de 87 anos, que sofre da Síndrome de Diógenes, um transtorno psicológico que leva a pessoa a acumular objetos e lixo, recebeu apoio e orientações da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e da Vigilância Sanitária de Feira de Santana.

Benta Salomé de Sousa acumulava lixo há 20 anos dentro da própria residência, localizada no conjunto Jomafa. Era tanto lixo que os agentes de limpeza pública trabalharam uma semana para limpar o ambiente. Cobras, ratos, baratas e outros insetos foram encontrados em meio ao lixo. Ao todo foram retiradas cerca de 12 caçambas de lixo.

Indira Lídia Farias Virgens, filha de Benta, contou que a mãe ia pegando lixo nas ruas e, às vezes, aceitava doações. Segundo ela, a mãe acumulava todo tipo de material, como roupas, sapatos, papelão, alimentos, materiais de construção, entre outros. 

“Ela tem a síndrome de Diógenes e tem a síndrome de Gesabel, que é a pessoa que é autoritária, dominadora, controladora e ela conseguia manipular as pessoas. Ela encheu a casa até o teto e foi morar com minha irmã. Depois ela encheu a casa da minha irmã e foi morar na casa de outra pessoa. Eu tive que tomar uma atitude e tirei tudo de dentro da casa dela, limpei tudo e a coloquei em casa novamente. Só que na casa da minha irmã eu não pude fazer isso, pois não tinha a autorização da minha irmã, que tem o mesmo problema que minha mãe”, relatou.

Indira conta que fez de tudo para conseguir ajuda para a mãe. Ela afirma que já tinha tentando intervenção do Ministério Público, do Conselho do Idoso, da Secretaria do Meio Ambiente, da secretaria de Ação Social, até que a secretaria de Serviços Públicos tomou providências. 

Denúncias: através do 156 ou do WhatsApp da secretaria de Serviços Públicos: 75 9833.2325

O que é a Síndrome de Diógenes – é uma alteração comportamental que geralmente ocorre entre pessoas idosas, caracterizada pelo isolamento social, pela auto-negligência (descuido com o autocuidado, com a higiene pessoal e do lar), pelo comportamento paranóico e pelo colecionismo.

Em 1975 esta Síndrome foi descrita e nomeada, uma certa injustiça ao filósofo grego Diógenes de Sínope, também chamado Diógenes "o Cínico" (kynikos, kynon = cachorro). Diógenes acreditava que a virtude não deveria ser uma teoria, mas uma ação prática, resultado da própria vivência, assim optou por viver na miséria, habitando um grande barril como lar e carregando à luz do dia uma lanterna acesa em busca de um homem honesto; acreditava que faria bem ao ser humano aprender com o cão.

Epidemiologia – Apesar de ser predominantemente descrita na terceira idade, pode ocorrer entre adultos jovens também.

A incidência anual é de 5/10.000 entre aqueles acima de 60 anos que residem sozinhos ou com familiares, e pelo menos a metade é portadora de demência ou algum outro transtorno psiquiátrico.

A síndrome acomete indivíduos pertencentes a todas as classes sociais e parece ser igualmente prevalente entre homens e mulheres.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade