Feira de Santana

Prefeito apresenta pesquisa e garante implantação do BRT em Feira

De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas ouvidas é favorável ao BRT na Avenida Getúlio Vargas. O prefeito afirmou que a pesquisa foi importante para mostrar, de forma técnica, a opinião da população feirense.

01/10/2015 às 19h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O prefeito José Ronaldo de Carvalho apresentou à imprensa na tarde desta quinta-feira (1º) uma Pesquisa de Mobilidade, que avalia o transporte público da cidade, o trânsito e a implantação do sistema BRT. De acordo com a pesquisa, a maioria das pessoas ouvidas é favorável ao BRT na Avenida Getúlio Vargas. O prefeito afirmou que a pesquisa foi importante para mostrar, de forma técnica, a opinião da população feirense.

“Fizemos uma pesquisa que mostra claramente que a sociedade não está satisfeita com o sistema de transporte público da cidade e nem com o trânsito, coisas que eu nunca neguei, mas mostra também que a ampla maioria do povo deseja o BRT, por entender que vai ser muito importante para melhorar o trânsito e o transporte público da cidade. A pesquisa mostra que 98% das pessoas entrevistadas querem o BRT na Avenida Getúlio Vargas. Isso é um número extraordinário. Acho que tudo isso mostra o acerto do projeto da prefeitura”, afirmou José Ronaldo.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, abrangendo a sede do município, além de distritos. Do universo de 506 pessoas entrevistadas, com idade a partir de 16 anos, 37,40% consideram o trânsito em Feira péssimo; 33,60% acham ruim; 19,60% regular e apenas 6,90% acham que o trânsito é bom.

Na avaliação do transporte público, 44,30% acham péssimos os serviços prestados, 29,20% acham ruim; 15,40% regular e apenas 5,30% acham bons os serviços.

A pesquisa também demonstrou que 98,20% dos entrevistados querem medidas para melhorar o transporte e o trânsito na cidade, e 65,60% acreditam que o BRT vai influenciar positivamente nesta mudança, enquanto 25,70% dizem que não.

A pesquisa ainda abordou sobre os manifestantes que estão acampados na Avenida Maria Quitéria com a intensão de impedir o andamento das obras. Sobre a situação dos acampados, Ronaldo afirmou que espera que as pessoas reflitam sobre a situação e, de forma espontânea, entendam que a prefeitura está querendo o desenvolvimento da cidade.

Suspensão de recursos pela Caixa Econômica Federal

A prefeitura de Feira de Santana recebeu na quarta-feira (30) um comunicado da Caixa Econômica Federal suspendendo os repasses de pagamentos para as obras do BRT em Feira de Santana.

A suspensão dos recursos foi solicitada pelo Ministério das Cidades no dia 16 de setembro. Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Dário Rais Lopes, informou que a prefeitura não poderá dar continuidade à implantação do projeto até que preste todos os esclarecimentos devidos sobre a forma como está sendo conduzido o processo.

Sobre o assunto, o prefeito José Ronaldo disse que em momento algum o governo municipal recebeu alguma correspondência do Ministério das Cidades dizendo que tem erro no projeto apresentado. Ele destacou que o projeto está correto e que aguarda uma oportunidade para conversar com os técnicos do Ministério.

“Eu acredito que isso deva ocorrer em breve para que a gente possa tirar qualquer dúvida que o Ministério das Cidades tenha. Até o momento não tivemos a oportunidade de conversar com os técnicos”, afirmou.

Mesmo com a suspensão dos recursos, José Ronaldo disse que a Avenida Maria Quitéria, que está interditada, não deverá ser reaberta. Ele acredita que a situação não deve demorar para ser resolvida.

“Ali tem um local que já foi cavado e está com muito material, além de máquinas, por isso não podemos reabrir. Eu peço compreensão das pessoas e vamos trabalhar para encerrar a obra o mais rápido possível”, afirmou.

Melhorias no transporte público

Os ônibus novos vão começar a chegar em Feira de Santana em dezembro e, segundo Ronaldo, a população já poderá usá-los antes do natal. Ele destacou que os novos veículos serão modernos.

“Serão 270 ônibus novos adaptados com câmaras de segurança, com GPS, onde o poder público e a empresa vão acompanhar o deslocamento. Os ônibus terão sistema eletrônico, monitoramento externo e as pessoas poderão saber o horário que eles vão passar, através do próprio celular. Além disso, os ônibus serão adaptados com elevador. Acho que isso será uma grande conquista para o sistema de transporte da cidade”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade