Feira de Santana

30 mil litros de água são desperdiçados por cada furto de hidrante, diz Embasa

De acordo com o gerente comercial da Embasa, Lucas Araújo, a prática é frequente na cidade.

30/09/2015 às 10h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) já registrou 72 furtos de hidrômetros e hidrantes em Feira de Santana este ano. A perda, segundo a empresa, por cada equipamento levado é de aproximadamente 30 mil litros de água, quantidade que dá para abastecer uma família com cinco pessoas em média.

De acordo com o gerente comercial da Embasa, Lucas Araújo, a prática é frequente na cidade. Assim como os fios de energia, o hidrômetro possui o cobre, que é retirado do equipamento e revendido por em torno de 4 reais.
“Isso vem crescendo e preocupando a Embasa, porque o prejuízo é grande, não o do hidrômetro, que custa em média 40 reais, mas o vazamento de água. 72 casos este ano já é um número elevado”, avalia Lucas Araújo.

O gerente informa que as ações criminosas têm sido denunciadas à polícia, para que sejam investigadas e coibidas. “A gente tem tentado ajudar a polícia passando os lugares com maior incidência, como o bairro do Calumbi, a fim de facilitar o trabalho deles”, afirmou.

Ele pede que quando um cliente flagrar uma situação como essa, ligue para o número 0800 055 5195, da Embasa. Não é preciso se identificar.

Reparo na adutora

De acordo com o gerente comercial da Embasa, a adutora que abastece a rede está passando por reparos em um trecho considerado crítico. A obra, no valor de R$ 1 milhão, vai recuperar 5km da adutora de um total de 28km.

O equipamento, segundo Lucas Araújo, tem mais de 20 anos, e abastece Feira de Santana e cidade da região como Tanquinho, Santa Bárbara, Conceição da Feira, São Gonçalo, e Santanópolis.

“É uma adutora muito importante, quando ela tem problemas, diversos municípios são afetados diretamente. Tem um trecho mais crítico que a gente está fazendo essa manutenção. Depois desse reparo, a gente espera que as intermitências reduzam bastante”, estimou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade