Literatura

Criminalista baiana lança livro sobre Justiça Restaurativa

Lançamento acontece nesta sexta-feira (4) no IV Seminário Nacional do Instituto Baiano de Direito Processual Penal, no Mundo Plaza.

01/09/2015 às 11h48, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

“Justiça Restaurativa: A Ascensão do intérprete e a nova racionalidade criminal” é o título do livro da advogada criminalista baiana, Ilana Martins, publicado pela editora Empório Jurídico, cujo lançamento acontece nesta sexta-feira (4) durante o IV Seminário Nacional do Instituto Baiano de Direito Processual Penal, no Mundo Plaza.

"A obra trata das premissas e características do novo modelo de resolução dos conflitos penais desenvolvido a partir da ideia de Justiça Restaurativa. Trata-se de uma nova forma de concepção da Justiça Criminal que objetiva a reparação do dano causado pelo ofensor à vítima por meio de um processo que inclui esses sujeitos enquanto protagonistas do processo decisório", explica a autora.

Segundo ela, no processo restaurativo, a decisão sobre a melhor forma de reparação do dano causado com o crime é obtida a partir do diálogo entre as partes: vítima, ofensor e, em alguns casos, a comunidade. A responsabilização deixa de ser imposta pelo Juiz para ser obtida à luz dos interesses das partes.

De acordo com Ilana Martins, a motivação para escrever o livro vem da crise de legitimação em que se encontra o Direito Penal na atualidade. "Como é possível perceber, as respostas penais não têm sido satisfatórias, sobretudo às vitimas do crime, que ficam completamente abandonadas pelo Sistema de Justiça, inspirando, na melhor das hipóteses, compaixão social", comenta.

Como ainda há pouca literatura sobre a Justiça Restaurativa, a criminalista cita, entre os professores pesquisados, Selma Santana, como uma das fontes que vêm ampliando discussões no cenário acadêmico. "No processo de pesquisa, optei por me basear nas obras existentes no Brasil, mas também pesquisei literatura estrangeira, sobretudo obras em inglês dos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, países onde o tema encontra-se bem desenvolvido. Além disto, busquei diplomas normativos estrangeiros e de Organismos Internacionais".

Ilana Martins Luz é Doutoranda em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (2014); Mestre em Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia (2012); Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2010); Professora Adjunta de Direito Penal da Universidade Salvador; Advogada Criminalista.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade