Feira de Santana

Idosos discutem possíveis modificações no Estatuto do Idoso

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cassilda Miranda, deu início ao evento com citação de texto sobre os avanços do Estatuto do Idoso

27/08/2015 às 09h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o tema “Pessoa idosa: nenhum direito a menos”, centenas de idosos receberam com festa e manifestações folclóricas, no auditório do Centro Social Urbano (CSU), o VI Encontro Estadual de Participantes do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa. O evento foi aberto na manhã de quarta-feira (26), e prossegue até esta quinta-feira (27), discutindo o Estatuto do Idoso e as possíveis mudanças que o Governo Federal pretende fazer, ampliando o limite de idade para acesso a alguns benefícios, dos 60 anos para 65.

Dentre os benefícios a serem alterados está o passe livre e acesso a meio ingresso nos cinemas. Os idosos, entretanto, pretendem emitir uma carta de repúdio contra as propostas de mudanças apresentadas pelo Governo Federal.

Durante dois dias, representantes de entidades ligadas aos direitos dos idosos e representantes de órgãos governamentais, além dos próprios idosos, participam de palestras e discussões sobre o Estatuto do Idoso e também sobre benefícios que ainda não estão sendo respeitados.

Na abertura do evento, integrantes do grupo Com Danças, da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), mantido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e sob a coordenação do professor de dança Jorge Neves, os idosos revelaram a paixão pelas manifestações folclóricas e muito fôlego para dançar por cerca de duas horas, representando o maculelê, frevo, bumba-meu-boi, Carmem Miranda, roda-de-samba, maracatu, dança dos cangaceiros e da volante e muitos outros.

Logo em seguida, compondo a mesa de trabalho, a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Pérsico; da representante do Fórum Estadual da Pessoa Idosa, Lúcia Guedes; da presidente do Conselho Municipal do Idoso de Feira de Santana, Cassilda Miranda; e do palestrante e professor Alfredo Oliveira. Ainda presente o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Tourinho.

Durante o evento estiveram presentes representantes de cidades como Serrinha, Valente, Santa Bárbara, São Sebastião do Passé, Conceição do Coité, Salvador, Conceição do Jacuípe e diversos outros municípios da região.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cassilda Miranda, deu início ao evento com citação de texto sobre os avanços do Estatuto do Idoso. Ressaltou a proteção integral às pessoas na terceira idade.

Conforme o secretário Ildes Ferreira, o objetivo agora é criar o Fórum Municipal em Defesa da Pessoa Idosa. E ressaltou a importância do fórum para dar continuidade às discussões permanentes sobre a defesa do Estatuto do Idoso.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade