Política

Governador anuncia criação do selo Amigo da Educação

Durante o evento, Rui voltou a convocar toda a sociedade e, em especial, a classe empresarial a contribuir com a mobilização voltada para a melhoria dos indicadores educacionais e sociais

25/08/2015 às 12h40, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A parceria com o setor empresarial é um dos eixos centrais do Programa Educar Para Transformar – Um Pacto Pela Educação. Exemplos de como organizações podem ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas baianas estão sendo apresentados na manhã desta terça-feira (25) durante o 28º Fórum [B+], que reúne empresários, artistas e estudantes, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). O governador Rui Costa aproveitou a ocasião para lançar o selo “Amigo da Educação”, que será concedido às empresas que investirem nas escolas públicas.

Durante o evento, Rui voltou a convocar toda a sociedade e, em especial, a classe empresarial a contribuir com a mobilização voltada para a melhoria dos indicadores educacionais e sociais. Segundo ele, o programa não é uma política de governo, mas de Estado. "É a afirmação da cultura de que a educação tem que estar no primeiro plano do nosso cotidiano. Tenho conversado com empresários de capital nacional e estrangeiro e todos abraçam imediatamente esta ideia. Com absoluta certeza, todo mundo pode dar um pouco de ajuda".

Promovido pelo Grupo [B+], o fórum dedica esta edição ao Educar para Transformar como forma de ajudar na criação de uma rede de parcerias entre empresários, escolas e famílias. Na abertura, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentou o programa. A programação tem ainda mesa redonda mediada pelo secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, além de apresentações do Quinteto de Metais do Neojibá e do rapper MC Feijão, estudante de 16 anos que criou o jingle do Programa estadual.

Estágio para jovens

Ainda no Fórum, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos.

A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. "Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual", disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

Segundo ele, o projeto de lei será enviado em breve para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), juntamente com a proposta que cria uma bolsa de auxílio financeiro para alunos de escola pública que alcançam a universidade. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade