Educação

Implantação de Currículo por Competências mobiliza docentes da área de Saúde da Rede FTC

O encontro reuniu 80 participantes, entre coordenadores e docentes das cinco unidades da Rede FTC, no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador, nos dias 14 e 15.

20/08/2015 às 09h45, Por Maylla Nunes

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Aumentar a eficácia da aprendizagem proporcionada pelos cursos aos seus alunos, por meio de uma formação integral que os prepare para a vida, ou seja, que os capacitem a dar respostas aos problemas que a vida lhes apresenta, nas dimensões profissional, pessoal e social. É com este objetivo que a Rede de Ensino FTC (unidades da Faculdade de Tecnologia e Ciências e Faculdade da Cidade) deu início ao processo de implantação do Projeto de Inovação Tecnológica Acadêmica, com a realização da 1ª Oficina dos Cursos da Área de Saúde centrada na temática Currículos por Competências: Diretrizes, Objetivos e Estruturação.

O encontro, que reuniu 80 participantes, entre coordenadores e docentes das cinco unidades da Rede FTC, aconteceu no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador, nos dias 14 e 15, e contou com a mediação da professora doutora Letícia Sampaio Suñé, integrante do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede de Ensino FTC. A ação faz parte das estratégias institucionais pela permanente busca da excelência em qualidade de ensino.

Segundo Letícia Suñé, a implantação do Currículo por Competências abrange desde o redesenho curricular até o processo de ensino, aprendizagem e avaliação na sala de aula. Ela ressalta que a interdisciplinaridade, um dos pilares do marco conceitual da Rede FTC, passa a ser resgatada neste projeto, que tem como essência a integração de saberes e o consequente desenvolvimento do pensamento complexo. “A Educação baseada em Competências é uma tendência mundial e vem sendo implantada em grandes universidades de outros continentes, notadamente da Europa e da América. É um projeto piloto que estamos desenvolvendo com base no que já é aplicado em grandes universidades mundiais. Inicialmente estamos focados nos cursos das áreas de saúde, mas assim que o projeto estiver em pleno funcionamento, iremos expandir para todos os cursos oferecidos pela Instituição”, explicou Letícia.

Para o diretor de Operações da Rede FTC, professor Cristiano Lôbo, com esta iniciativa a Instituição resgata os princípios do seu projeto pedagógico. “A partir da implantação do projeto, a interdisciplinaridade passa a ter uma importância significativa, pela necessidade de trabalharmos os currículos por competências em vez de centrarmos apenas nos conteúdos", pontuou.

Já o coordenador do curso de Fisioterapia da FTC Conquista, Vinicius de Moraes, ressaltou que a proposta é relevante tanto para os docentes da área de saúde, quanto para a qualidade da formação dos futuros profissionais.

Na opinião da professora Aline Soares, coordenadora do curso de Psicologia da FTC de Feira de Santana, a mobilização de docentes e coordenadores da área de saúde das unidades da Rede FTC para discutir em relação a uma ferramenta que é tão importante hoje no desempenho profissional, que são as competências, é algo muito salutar. “Neste primeiro momento, estão sendo envolvidos na proposta os profissionais docentes, que consequentemente serão multiplicadores para os seus discentes, que por sua vez irão adentrar o mercado melhor preparados e com mais qualidade no desenvolvimento do seu profissionalismo. Isso irá repercutir positivamente no formação acadêmica oferecida pela Rede FTC”, argumentou Aline.

A segunda etapa da capacitação está programada para o mês de outubro e contará com a participação de um conceituado palestrante internacional.
 

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