Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

19º 35º Feira de Santana
22 de novembro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Bahia

Fenasdetran lança projeto Trânsito Seguro

03/08/2015 08h29
O projeto inclui as iniciativas que se encaixam nos interesses da Fenasdetran
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Fenasdetran lança projeto Trânsito Seguro
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

A Federação Nacional das Associações de Detran – Fenasdetran, lança, em agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto “Trânsito Seguro – uma perspectiva de Vida e Trânsito 2015-2016. O lançamento será no dia 18 daquele mês, no auditório Freitas Nobre, anexo 4 da Câmara e deverá reunir profissionais de todo o país especializados na área.

O projeto inclui as iniciativas que se encaixam nos interesses da Fenasdetran quanto à Década de ação pela segurança no trânsito (2011-2020), Resolução da ONU nº 02 de 2009. Trata-se, efetivamente, da execução de uma coordenação das atividades anuais da Fenasdetran para o Biênio 2015-2016, de forma a ampliar as potencialidades da instituição e fortalecer os resultados alcançados. Este conjunto de ações parte da concepção fundamental de que a educação é o mais poderoso instrumento de transformação das sociedades atuais, de modo que o foco das realizações estará na construção de uma nova relação da sociedade civil e entidades públicas e privadas para com o trânsito.

A consolidação do Projeto Trânsito Seguro sinaliza o compromisso que a instituição possui com a melhoria das condições e a preservação da vida de todos que vivenciam o trânsito no território nacional. De acordo com a resolução nº 02 da ONU, de 2009, na proposta para o Brasil de redução de acidentes e segurança viária, entre 2011 e 2020 deverão ter sido realizadas 10.00 ações educativas em todo o território nacional. É válido salientar que a Fenasdetran, desde 1999, é uma agente histórica na escalada em torno destes objetivos, com congressos, cursos e uma série de iniciativas que a colocam como uma instituição de referência neste campo.

Dentre os vários eventos realizados pela Fenasdetran desde sua fundação estão os oito Congressos Brasileiros de Trânsito e Vida, os quatro Congressos Internacionais com o mesmo tema e cursos de pós-graduação, formação e qualificação de profissionais envolvidos na gestão do trânsito brasileiro.

Diante do contexto apresentado, o espírito deste projeto “Uma perspectiva integrada de trânsito e vida” será o fio condutor de todos os movimentos na área de educação, saúde e segurança pública da Fenasdetran nos próximos dois anos. Ou seja, integrar as ações, de modo que elas estabeleçam entre si uma teia de conexões que resultem na redução substancial das estatísticas de acidentes e feridos nas estradas, ruas e vias de circulação por todo o país. Das ações educativas nas escolas, até os cursos de pós-graduação, capacitação e congressos internacionais, tudo o que for realizado pela Fenasdetran neste período trará a marca da perspectiva integrada. Assim, será possível fomentar os ideais da instituição em todos os níveis de relacionamento com a sociedade civil e as entidades públicas e privadas.

PROGRAMAÇÃO

10:30h - Abertura do evento, composição da mesa e saudação aos presentes -Deputado Federal Hugo Leal - Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

11:00h Apresentação do projeto pelo Presidente da Fenasdetran Mário Conceição.

Palestra: Trânsito e Saúde - um diálogo para a juventude.

Palestrante: Eduardo Biavati - Mestre em Sociologia (UnB) e Especialista em Segurança no Trânsito; foi membro titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no biênio 2010-2011; de 1993 a 2004, foi Coordenador Nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.

12h e 10min
Palestra: Trânsito Seguro começa em casa.

Palestrante: Ordeli Savedra Gomes - Tenente Coronel da Reserva da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Possui na Brigada Militar os cursos de Formação de Oficiais; Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública; Especialista em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Bacharel em Direito. Professor de Legislação de Trânsito e autor do livro Código de Trânsito Brasileiro Com Comentários Especiais para Concursos 3ª Edição.

13h Debate

Participe! Inscrição Gratuita: www.fenasdetran.com.br Tel. (71) 3272.1081
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Polícia Militar terá acesso a videomonitoramento da prefeitura em tempo real

mais podcast ›

Videos

Homem agride idoso durante briga de trânsito no bairro Tomba