Sexta-Feira, 31 de Julho de 2015

Lição de justiça

A honestidade e a justiça não tem preço. São virtudes que podemos aprender, mas exigem dedicação e empenho total.

31/07/2015 às 10h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Era uma linda tarde de domingo, um homem levou seus dois filhos para um passeio no zoológico. Pegou os meninos e lá se foram os três. Chegando à bilheteria, perguntou:

– Quanto custa a entrada?

– São dez reais para adultos e para crianças maiores de seis anos. Para as crianças menores de seis anos a entrada é grátis. Quantos anos eles têm? – perguntou o bilheteiro.

– O menor tem apenas três anos e este aqui tem sete anos disse o pai.

Após um sorriso irônico, o bilheteiro diz:
– Você deve ter dinheiro sobrando. Se tivesse me dito que o maior tinha seis anos, eu não perceberia a diferença. Você teria economizado dez reais.

O homem imediatamente respondeu:
– De fato, você não perceberia a diferença. Mas o meu filho sabe a idade que tem e saberia que eu menti. Se eu sou capaz de mentir por tão pouco, por apenas dez reais, quanto mais nas coisas maiores. De que adianta tudo o que eu lhes ensinei até agora?

Para reflexão:

A honestidade e a justiça não tem preço. São virtudes que podemos aprender, mas exigem dedicação e empenho total. Não podemos ser justos só quando quisermos, nem honestos apenas em algumas situações.

Ou somos ou não somos. Talvez um dos maiores problemas de nosso país é que todos querem levar vantagens de alguma forma. Muitos não vêem problema em pequenas mentiras, Se somos desonestos e injustos nas coisas simples, certamente o seremos quanto tivermos alguma grande responsabilidade.

Como você pode agir para ser sempre justo e coerente? Pense nas coisas simples do dia a dia e reflita sobre a sua ação: você age sempre com honestidade? Alguma vez tentou levar vantagem? Quando teve essa tentação?

Desenvolva suas virtudes agindo sempre com coerência, não importa a situação. O exemplo é a melhor forma de educar seus filhos. Eles não aprendem ouvindo suas palavras, mas sim vendo seus gestos, acompanhando as suas reações. Eles praticam o que você faz.
Então faça sempre a coisa certa.

Autor: Desconhecido
http://www.angelabijous.comunidades.net
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade