Feira de Santana

Funcionários da Pirelli que tiveram contratos suspensos voltam ao trabalho

O lay off foi iniciado no dia 18 de maio.

30/07/2015 às 17h33, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Os 126 funcionários da unidade Pirelli em Feira de Santana que entraram no sistema de lay off (suspensão temporária de contratos), retornaram ao trabalho no último dia 27. De acordo com o presidente do Sindborracha, Jacson Crispim Ramos, o sindicado fez um acordo para que os trabalhadores não perdessem os direitos trabalhistas e todos os funcionários receberam o seguro desemprego durante os dois meses em que ficaram com os contratos suspensos. O lay off foi iniciado no dia 18 de maio.

“Existe o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), criado pelo governo para socorrer todas as empresas que passam por dificuldades financeiras, que pagou a parcela do seguro desemprego e a complementação foi feita pela empresa Pirelli. Por exemplo, o trabalhador recebe 2 mil reais por mês, ele recebeu 1.385 reais do plano do FAT e a diferença, a empresa se comprometeu a complementar pra não haver perda salarial”, explicou.

Segundo Jacson Crispim Ramos, a empresa Pirelli já vinha apresentando alguns números de perda de 20% a 30% desde o ano passado na produção e, dessa forma, alegou que estava passando, nacionalmente, por uma crise, por isso elaborou o lay off.

“A lei diz que o lay off é no mínimo dois meses e no máximo cinco meses. Com dois meses a Pirelli informou a suspensão do lay off, pois está vindo algumas medidas para Feira de Santana e vai precisar desses trabalhadores. No momento a empresa ainda não sinalizou a possibilidade de outro lay off. Teremos uma reunião na próxima terça-feira (4) com um diretor nacional de RH da empresa, para a gente adequar algumas coisas que ficaram em aberto, como a posição que vamos passar para os trabalhadores que já retornaram, pois ainda existe um suspense entre eles”, destacou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade