Quinta-Feira, 30 de Julho de 2015

A cidade dos insatisfeitos

Saia da cidade dos insatisfeitos e comece a viver na cidade dos felizes. Resmungar, reclamar não vai ajudá-lo em nada.

30/07/2015 às 15h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Num lugar muito distante, quase perdida entre um grande rio e uma montanha, existia a cidade dos insatisfeitos. Ali todos resmungavam por tudo e por nada.

No verão, reclamavam que estava muito quente. No inverno, porque estava frio. Quando chovia, criticavam porque não podiam sair. Quando fazia sol, reclamavam porque tinham que se proteger do calor. Os pais queixavam-se dos filhos, os filhos, dos pais. Os irmãos viviam discutindo, e os vizinhos reclamavam uns dos outros. Todos apontavam defeitos nos outros, mas eram incapazes de ver os próprios.

Certo dia, chegou à cidade um mascate carregando um enorme cesto nas costas. Ao ver tanta insatisfação na cidade, pôs o cesto no chão e chamou todos os moradores. Começou a dizer:

– Estimados moradores desta bela cidade! Seus campos estão fartos de trigo, os pomares carregados de frutas, a montanha está coberta por uma floresta e o vale é banhado por um rio límpido. Nunca vi um lugar tão abençoado e abundante. Por que existe tanta insatisfação? Aproximem-se, e eu lhes mostrarei o caminho para felicidade.

Nesse instante todos sorriram dele, pois o mascate estava muito malvestido e com ar sofrido. Como poderia aquele pobre coitado mostrar-lhes o caminho da felicidade?

Mas o mascate não se abalou com as criticas. Continuou a montar a sua tenda, esticando uma corda entre dois postes da praça. Pegou o cesto e novamente gritou:

– Povo desta cidade, quem estiver insatisfeito escreva o seu problema num pedaço de papel e ponha-o neste cesto. Transformarei o seu problema em felicidade.

A multidão se aglomerou ao seu redor. Ninguém hesitou diante da chance de se livrar dos problemas. Resolveram arriscar: Homens, mulheres e crianças pegavam papéis e começaram a rabiscar suas queixas. Depois jogavam o papel no cesto. O mascate pegou cada papel e pendurou na corda que havia esticado na praça. A corda ficou cheia, Então disse:

– Agora quero que cada um de vocês retire desta linha mágica o menor problema que encontrar. Todos correram para ler os papéis e escolher o menor dos problemas.

 Manusearam os papéis, leram vários deles e por fim escolheram o que achavam ser o mais simples. Depois de algum tempo a corda já estava vazia.

Para surpresa de todos, cada um segurava o próprio papel que havia colocado no cesto. A partir desse dia, ninguém mais reclamou dos seus problemas e sempre que pensavam em resmungar da vida lembravam do mascate e sua corda mágica.

Para reflexão:

Todos temos problemas. Isso faz parte da vida. É natural vivermos momentos difíceis, crises, dificuldades, sofrimento. O que não podemos é lamentar-nos o tempo todo por causa dos nossos problemas.

Se soubéssemos dos sofrimentos e dores de muitas pessoas, agradeceríamos por ter uma vida tão feliz e realizada, por termos amigos, familiares e muitas outras coisas que nos trazem alegria.

Qual é a sua postura mais comum reclamar de tudo e de todos ou tentar resolver os problemas? Costuma resmungar das coisas ao seu redor? Não se lamente pelas dificuldades. Problemas sempre existirão, mas não podemos fazer deles a lamentação de nossas vidas. Enfrente-as e supere-as você tem muito a ganhar com isso.

Saia da cidade dos insatisfeitos e comece a viver na cidade dos felizes. Resmungar, reclamar não vai ajudá-lo em nada.

Autor: Desconhecido
http://www.velhosabio.com.br

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade