Bahia

Secretaria de Meio Ambiente economiza R$ 3 milhões com fechamento de escritórios do Inema

A informação foi dada pelo secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, ao participar na manhã desta quinta-feira (30) da solenidade de apresentação do ex-vereador Messias Gonzaga, do PCdoB, como coordenador regional do Inema em Feira de Santana.

30/07/2015 às 14h41, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente decidiu fechar dez pequenos escritórios do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A manutenção dessas representações do Instituto custavam cerca de 3 milhões de reais por ano ao Governo do Estado. A informação foi dada pelo secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, ao participar na manhã desta quinta-feira (30) da solenidade de apresentação do ex-vereador Messias Gonzaga do PCdoB, como coordenador regional do Inema em Feira de Santana.

Segundo o secretário, a decisão de fechar os pequenos escritórios se deu após uma avaliação de que eles não estavam tendo mais função, apenas custos sem o retorno, do ponto de vista da prestação de serviços. “Vamos fechar os escritórios de Guanambi, Caetité, entre outros municípios, porque ou eles estão muito próximos de uma regional ou então por não ter função e ter custo de aluguel, veículos e pessoal”, afirmou Spengler.

Apresentação de Messias Gonzaga

Com a participação de ambientalistas, diretores de órgãos públicos, ex-vereadores, do secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, do deputado estadual Zé Neto, entre outras autoridades, o bioquímico Messias Gonzaga foi apresentado durante solenidade no auditório do Centro Industrial do Subaé (CIS) como coordenador regional do Inema em Feira de Santana. Messias já tinha tomado posse em Salvador.

“Pra mim é uma alegria muito grande retomar este cargo, que já ocupei no primeiro governo de Wagner. Me deu muita alegria e marcamos uma época. Já conheço as dificuldades e o trabalho que o órgão faz. Essa é uma indicação política, o meu partido reivindicou o cargo e o deputado José Neto fez a indicação, sendo aceito pelo governador Rui Costa”, afirmou Messias.

Ele disse que pretende contribuir com a política ambiental do estado, que considera ter melhorado nos últimos anos. Segundo Messias, o Inema foi acrescido de outras pessoas técnicas, que embora sejam em pequena quantidade, melhorou e hoje existe uma gestão compartilhada, onde o que o Estado faz o Município também pode fazer, a exemplo de licenciamento e fiscalização.

Messias Gonzaga informou que o Inema pode fazer ações conjuntas com a secretaria municipal de Meio Ambiente para combater problemas, alguns crônicos e outros que possam surgir a qualquer momento. “As tarefas do Meio Ambiente são muito difíceis de trabalhar, pois sempre há crimes ambientais. Nosso problema maior é o imediatismo. Temos que resolver o problema na hora em que acontece um fato”, disse o coordenador.

Ele informou também que existe uma equipe que trabalha 24 horas para grandes desastres, como por exemplo, produtos perigosos. “Quando um caminhão vira com carga perigosa, nossa equipe está de plantão e vai lá. Para outros tipos de crimes ambientais não temos uma equipe formada, mas os demais técnicos vão também ao local”, destacou Messias.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade