Feira de Santana

Várias pessoas são atendidas em Feira de Santana no Dia Mundial de Hepatites Virais

Foram feitas palestras educativas sobre alimentação, atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e atendimento com médico hepatologista, além da aplicação de vacinas contra hepatite B, entre outros procedimentos.

28/07/2015 às 17h21, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Nesta terça (28) é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. O programa municipal, que trata dessas doenças, disponibilizou vários tipos de atendimento, como testes rápidos para detectar hepatites B e C com resultado em 15 minutos. Além disso, foram feitas palestras educativas sobre alimentação, atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e atendimento com médico hepatologista, além da aplicação de vacinas contra hepatite B, entre outros procedimentos.

A enfermeira Maridalva Pessoa Bastos informou que hepatites são doenças provocadas por vírus tipo B e C, que quando diagnosticados em tempo hábil, a chance de tratamento é melhor, não levando os pacientes a complicações no fígado, onde o vírus se aloja. “É importante se o paciente for portador do vírus B ou C, que ele não faça consumo de álcool, pois existe a possibilidade do vírus se multiplicar com rapidez, danificando o fígado”, afirmou.

Ela explicou também que a hepatite B é transmissível pela via sexual e, portanto, é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível), mas que também pode atingir as pessoas através do sangue, com o uso de alicates de unha, espátula, lixas, palitos e até esmaltes. “Não se deve compartilhar nenhum material perfurante. Quem utiliza drogas não deve compartilhar seringas, pois se houver algum paciente portador pode transmitir para outra pessoa”, destacou Maridalva.

A enfermeira esclareceu que o Programa Municipal de Hepatites Virais atende pacientes de Feira de Santana e de municípios da microrregião. Esse atendimento, segundo ela, é feito através da pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Maridalva, existe uma equipe multidisciplinar com dois hepatologistas, três enfermeiros, um coordenador, um farmacêutico, um psicólogo, um assistente social, um nutricionista, técnicos de laboratórios, técnicos de enfermagem, além de funcionários do setor administrativo.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade