Estradas da Bahia

Com pista esburacada, motoristas gastam 2 horas para chegar a Cabuçu

As praias são as mais frequentadas pelos feirenses, que agora têm que enfrentar os buracos e o risco de assaltos.

27/07/2015 às 15h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ed Santos

Quem vai para as praias de Cabuçu e Bom Jesus, distantes aproximadamente 105 km de Feira de Santana, gasta mais de duas horas para chegar. As praias são as mais frequentadas pelos feirenses, que agora têm que enfrentar os buracos e o risco de assaltos.

Saindo de Feira de Santana, o motorista viaja pela BR-324 Leste, sentido Salvador, após rodar 50 km. No viaduto, vira à direita e trafega pela BR-420 que dá acesso a Santo Amaro. Até aí, o condutor tem condições de fazer uma boa viagem. Após Santo Amaro, com destino às chamadas praias dos feirenses, o trajeto fica complicado. Na BA -878, não tem acostamento, uma parte da pista cedeu, e os pedestres são obrigados a dividir a pista com os veículos.

De acordo com um major aposentado, morador de Itapema, que fica na divisa entre Santo Amaro e Saubara, há mais de um ano condutores enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada, que segundo ele, pertence a Santo Amaro. O morador afirmou que residia em Salvador, e há três anos decidiu se mudar para o local, para aproveitar a aposentadoria, mas devido à falta de estrutura da cidade, está colocando a casa à venda.

Ainda segundo o major, as péssimas condições da estrada fizeram com que muitos ônibus deixassem de circular por lá e faltam serviços básicos na cidade, além da segurança. “Nem governo do estado, nem prefeitos de Saubara, nem de Santo Amaro procuram regularizar a situação dessa estrada. O asfalto acabou. Falta segurança, falta transporte, essa buraqueira imensa. Aqui não temos nada. Temos que nos deslocar para Santo Amaro para resolver problema de banco”, desabafou.

Procurado pelo Acorda Cidade, o secretário de Obras de Santo Amaro não foi encontrado. Mas de acordo com funcionários da secretaria, a recuperação da pista é de responsabilidade do governo do estado.

Saubara

Já com relação à estrada de Saubara, que liga a cidade à praia de Bom Jesus, a secretária de Administração e Finanças do município, Maria Cristina de Santana, justificou que a manutenção da pista também é de responsabilidade do governo do estado.

“Estamos com uma pista bastante danificada e a população tem reclamado, mas a gestão atual tem buscado junto ao governo do estado a recuperação. Estamos aguardando, e já foi sinalizado para o município, que seria iniciado o processo de recuperação das BAs e que Saubara estaria inserida nesse cronograma”, afirmou Maria Cristina.

A secretária explicou que a prefeitura já teve um encontro com o estado, que garantiu que a recuperação da estrada de Saubara não irá demorar. “Eles sinalizaram que estariam começando a partir do mês de setembro, quando cessam as chuvas, pois nesse momento fazer qualquer recuperação com as chuvas que castigam o nosso município e toda a Bahia, seria complicado”, informou.

Acerca da limpeza e recuperação das praias, que são bastante visitadas por feirenses, Maria Cristina afirmou que têm avançado, uma vez que muitas pessoas estavam deixando de visitar o local por conta da bagunça. “Nesse período de inverno, se percebe que fica acumulada a sujeira, mas há também o cronograma de limpeza dessas praias, e com a vinda da alta estação, nós intensificaremos a recuperação das praias e de toda a cidade”, disse.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade