Feira de Santana

Saúde promove ação de prevenção contra hepatites virais

Durante a mobilização, prevista para começar às 8h, serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B, teste rápido para hepatite B e C, aconselhamento, distribuição de preservativos, além de aferição da pressão arterial.

27/07/2015 às 15h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza nesta terça-feira (28) Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, ações de conscientização para a prevenção da doença. Vai ser na sede do Programa Municipal de Hepatites Virais, na rua Barão do Rio Branco, 1.054, Centro.

Durante a mobilização, prevista para começar às 8h, serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B, teste rápido para hepatite B e C, aconselhamento, distribuição de preservativos, além de aferição da pressão arterial.

As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Somente através de exames laboratoriais pode-se obter o diagnóstico. Elas provocam a inflamação do fígado e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão.

Atualmente, mais de mil pessoas recebem acompanhamento na unidade. Conforme a coordenadora do Programa Municipal, Elizabete Lopes, neste ano já foram detectados 13 novos casos da hepatite B e mais quatro casos de hepatite C.

“Assim que o vírus é detectado no organismo do paciente, através de exame laboratorial, ele é submetido à consulta com o enfermeiro que notifica o caso na Secretaria Municipal de Saúde e o encaminha para acompanhamento com a equipe multiprofissional”, afirma.

Atendiemnto gratuito

Atuam no Programa Municipal hepatologista, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento é gratuito e os pacientes ainda recebem medicamentos.

As hepatites virais podem ser causadas através do sexo desprotegido, da mãe para o filho durante a gravidez e no parto, na amamentação, e ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates ou outros objetos cortantes sem a devida esterilização.

Outras formas de transmissão estão relacionadas com as condições de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos, e ao contato com o sangue de uma pessoa portadora do vírus. As hepatites afetam ambos os sexos e não escolhe idade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade