Feira de Santana

Encontro Regional de Microcrédito foi realizado em Feira de Santana

De acordo com o secretário municipal da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, no encontro estiveram presentes todos os agentes de crédito da região.

24/07/2015 às 11h02, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Foi realizado ontem (23) em Feira de Santana o Encontro Regional do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia. O evento foi organizado pela coordenação de microfinanças solidárias, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).

De acordo com o secretário municipal da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, no encontro estiveram presentes todos os agentes de crédito da região. O objetivo do encontro é discutir políticas públicas e avaliar o que foi realizado no primeiro semestre e definir ações para o segundo semestre, visando ter uma linha de conduta no processo de microcrédito, sobretudo neste momento de crise.

“A gente sabe que tem uma crise econômica, e esse microcrédito vem para viabilizar novas ações e novas estratégias. A carteira de microcrédito tem hoje aproximadamente R$ 45 milhões disponibilizados para o microempreendedor, o ambulante, o pequeno industrial, aqueles que realmente produzem. E Feira de Santana representa 10% desse valor que foi totalizado na Bahia”, informou o secretário.

Ainda segundo o Borges Júnior, um dos objetivos da secretaria é colocar esse instrumento de crédito dentro das ações do Pacto de Feira, na perspectiva de que, como foi licitado o shopping popular, as pessoas que estão aderindo a esse empreendimento tenha acesso a esse crédito junto ao Desenbahia e ao CredBahia.

A gerente de microcrédito do CrediBahia, Márcia Fonseca, explicou que para valores até 3 mil reais a taxa de juros está de 0,55% ao mês. E para empréstimos a partir de 3 mil até 10 mil reais a taxa é de 1,3% ao mês.

“Maiores detalhes podem ser conseguidos com o agente de crédito, porque essas operações de financiamento podem ser contratadas com prazos que variam de dois meses até vinte e quatro. 182 municípios aderem ao programa. Além dessa iniciativa junto com as prefeituras, a gente também faz repasses para outras operadoras de crédito”, informou.

Márcio Fonseca afirmou também que o programa tem como missão dar acesso àquelas pessoas que não tem acesso nas instituições tradicionais. “Nosso objetivo não é estar competindo no mercado, é colocar um produto à disposição, que a gente entende que é lacuna para que essas pessoas possam acessar o crédito, se fortalecerem e ingressar no sistema financeiro de modo tradicional.”

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade