Tecnologia

Google reconhece negros como gorilas em foto e pede desculpas

O caso aconteceu com programador americano Jacky Alcine, 21 anos. Segundo ele, na pasta continha fotos dele e de amigos, que também são negros

01/07/2015 às 15h14, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um software de reconhecimento automático de imagens do Google causou polêmica depois de identificar um casal de negros como gorilas. A imagem foi percebida pelo programador Jacky Alcine, 21 anos, que mora em Nova York, nos EUA. Ele estava olhando suas imagens quando tomou um susto ao ver a nomeação que o software deu a uma pasta de fotos: Gorilas.

Segundo Jacky, na pasta continha fotos dele e de amigos, que também são negros. Ao notar o problema, ele fez uma publicação no Twitter para chamar a atenção do Google. Horas depois, o representante da empresa Yonatan Zunger, respondeu e perguntou se o Google poderia acessar sua conta para ver onde as coisas deram errado. "Minha lista de prioridade de bugs que você nunca quer ver acontecer", escreveu ele.

De acordo com o representante do Google, antes de lançar o sistema foram feitos testes de reconhecimento de imagem em pessoas de todas as raças e cores. "Estamos consternados e realmente sinto muito que isso aconteceu", disse um representante do Google ao site Yahoo Tech.

"Estamos tomando medidas imediatas para evitar que este tipo de resultado volte a aparecer. Ainda há claramente um monte de trabalho a fazer com rotulagem automática de imagem e nós estamos olhando como podemos evitar esses tipos de erros no futuro", acrescentou o porta-voz.

Além de identificar pessoas, o serviço também reconhece locais, monumentos e situações. Ele é usado para organizar fotos semelhantes em apenas um lugar.

As informações são do Correio 24h. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade