Bahia

Projeto Dias Melhores conquista prêmio nacional de habitação popular

Concedida pela Associação Brasileira de Cohabs (Companhias de Habitação Popular) e Agentes Públicos de Habitação

01/07/2015 às 14h43, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Hoje quem circula pela Baixa da Paz, no bairro de Sussuarana, em Salvador, percebe como o local mudou no último ano. A área, que antes era repleta de lama e ficava inundada nos dias de chuva, melhorou com as intervenções urbanas e ações sociais por meio do Projeto Dias Melhores implementado pelo Governo da Bahia.

Iluminação pública, ruas pavimentadas, ciclofaixas, áreas de lazer, quadra de esportes, redes de drenagem, esgotamento sanitário, contenção e estabilização de encostas, e praças com boxes comerciais evidenciam a nova paisagem ambiental da comunidade. As intervenções tiveram investimento de R$ 25 milhões do Estado financiados pelo Banco Mundial.

O sucesso dessas iniciativas na vida das famílias levou o projeto baiano a ficar entre os vencedores do Selo Mérito na categoria impacto regional e sustentabilidade. A entrega do prêmio acontece em Campinas – interior de São Paulo – nesta quarta-feira (1º), quando as intervenções vão ser apresentadas no 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

Concedida pela Associação Brasileira de Cohabs (Companhias de Habitação Popular) e Agentes Públicos de Habitação, a premiação é um reconhecimento nacional por ações de relevância no âmbito da moradia.

Investimento de R$ 25 milhões

O projeto, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), beneficiou 2.700 famílias na região de Sussuarana. Do total, 120 famílias, que viviam em áreas de risco, agora moram no Conjunto Residencial Baixa da Paz, outro item do conjunto de obras entregues pela Conder.

Capacitação profissional

Como parte das ações para o desenvolvimento social foi realizada capacitação profissional, em parceria com os sistemas nacionais do Comércio e da Indústria (Senac/Senai). Pessoas da comunidade tiveram oportunidade de fazer cursos de manicure, cabeleireiro, artesanato e técnicas de construção civil. A qualificação incluiu também formação de Agentes de Comunicação Social, que participaram de oficinas práticas de fotografia, elaboração de cartazes, cartões de visita e todo tipo de material gráfico.

“Foi muito importante focar nas ações sociais para o fortalecimento do capital social já existente na área. Todas as associações, ONGs e creches comunitárias [receberam] assistência técnica em diversas áreas”, pontuou a arquiteta Regina Luz, coordenadora do projeto realizado pela Conder.

Mais premiações

Nas últimas edições do fórum outros projetos da Companhia de Desenvolvimento Urbano receberam premiações, entre eles, a requalificação do Parque São Bartolomeu e a construção do Núcleo Habitacional 27 de Abril, destinado a trabalhadoras domésticas. Segundo Regina Luz, o Governo do Estado sempre apresenta projetos para essa premiação.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade