Feira de Santana

Autorizadas obras do BRT; túneis e novos transbordos serão construídos

O governador Rui Costa também falou sobre obras estaduais na cidade de Feira de Santana.

29/06/2015 às 14h38, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

As obras para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) de Feira de Santana foram autorizadas na manhã desta segunda-feira (29), após assinatura da Ordem de Serviço pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o governador Rui Costa e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A previsão é que as obras sejam concluídas em janeiro de 2017.

Durante discurso, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a cidade precisa evoluir para acabar com engarrafamentos, o que segundo ele, incomoda muito e é um problema da sociedade moderna, com muitos carros nas avenidas. “As cidades não têm mais para onde crescer e assim sendo, temos que enxergar o futuro”, afirmou.

Ele informou que com o BRT, todas as ruas por onde os ônibus do transporte urbano transitam serão pavimentadas com asfalto a quente e falou também sobre a licitação do transporte público.

“Já estamos com 95% das ruas por onde passam os ônibus calçadas e queremos chegar a 100%. Buscamos fazer uma coisa casada com uma licitação pública para mudar as empresas de ônibus da cidade, que todo mundo sabe que não prestam um bom serviço para o povo. O processo licitatório está em fase final”, afirmou.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou a importância da união entre os governos municipal, estadual e federal para a realização da obra do BRT. “O prefeito José Ronaldo foi a Brasília e convidou o governo federal, reconhecendo a importância da sua participação para possibilitar a realização dessa obra. Queremos continuar nossas parcerias para continuar atendendo ao povo de Feira de Santana”, afirmou.

O governador Rui Costa parabenizou o prefeito José Ronaldo pela elaboração do projeto e afirmou que a obra do BRT vai complementar outras obras urbanas de Feira, a exemplo do Anel de Contorno, que será totalmente duplicado.

“Vamos trabalhar para que em 2017, com a conclusão da obra do BRT, também seja concluída a duplicação do Anel de Feira. Após essas obras, não tenho dúvida que o trânsito em Feira vai melhorar muito e as pessoas vão gastar menos tempo”, afirmou.

Novas estações de transbordo

De acordo com o prefeito José Ronaldo, estações de transbordos serão construídas no bairro Pampalona, na Avenida Ayrton Senna e outra na Avenida Nóide Cerqueira. Ainda segundo ele, serão construídos 14 pontos de estação de transbordo de passageiros ao longo das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval. “Além disso, várias avenidas receberão um piso de concreto armado para nunca mais acabar”, destacou.

Construção de túneis

Segundo o prefeito, serão construídos túneis na união das Avenidas Maria Quitéria com a Getúlio Vargas e das Avenidas Presidente Dutra com a João Durval Carneiro.

“Teremos um trabalho com extrema técnica para não haver possibilidades de vazamento. Por isso vai ser feita uma drenagem que sairá da João Durval, entrando na Maria Quitéria, passando pela Avenida Sampaio, cruzando a Rua Marechal Deodoro, cruzando a Senhor dos Passos, a Conselheiro Franco, saindo próximo ao Feira IV e desaguando no canal que vai para o Rio Jacuípe”, informou.

Ronaldo destacou que essa será a primeira obra do Nordeste que não terá a destruição do solo. “Será uma obra sem quebrar nenhuma rua e não vai empatar o tráfego. Nenhuma avenida será destruída, pois a obra vai passar por baixo”, afirmou.

Ciclovia e pista de Cooper

Uma ciclovia e uma pista de Cooper serão construídas ao longo da Avenida Getúlio Vargas, segundo informou José Ronaldo. “Não serão construídas no passeio, por onde as pessoas caminham atualmente, mas entre as árvores”, disse. 

Via expressa do aeroporto para a BR-324

Durante a assinatura da Ordem de Serviço para o BRT, o governador Rui Costa falou ainda sobre outras obras e projetos do governo do estado para Feira de Santana. Sobre a construção de uma via expressa do aeroporto para a BR-324, ele informou que está na fase de elaboração do projeto.

“Tenho uma concepção, tenho um traçado e pedi para elaborar um projeto. Estamos nessa fase e quero ir atrás desse recurso, pois considero uma obra fundamental para Feira de Santana, que tem um pólo industrial crescente”, afirmou

Novo hospital

Já sobre as obras de um novo hospital geral para Feira de Santana, o governador disse que está encaixando os recursos e que pretende, até dezembro deste ano, dar a ordem de serviço.

“Estava negociando com o banco mundial, que tomamos um empréstimo, e como tinha sido aprovado no ano passado todo o portfólio e esse projeto não constava, pedimos a inclusão e já foi aceito. Agora vamos preparar toda a documentação e espero que até dezembro eu possa vir a Feira dar a ordem de serviço para esse novo hospital”, disse.

Rui afirmou ainda que pretende conversar com o prefeito José Ronaldo de Carvalho sobre a integração da saúde do estado com a saúde do município. A ideia, segundo ele, é transformar o Clériston Andrade em um hospital materno infantil, onde o estado entrega a unidade pronta e equipada e o município assume o gestão.

Ampliação do aeroporto de Feira

Rui Costa afirmou que está tratando junto ao Banco do Brasil sobre a ampliação do Aeroporto de Feira. Ele informou que os projetos já estão sendo elaborados. Já sobre o voo Feira/Campinas, que foi mudado para Minas Gerais, o governador disse que o presidente da Azul assumiu o compromisso de, assim que for homologada a iluminação noturna, retornar o voo direto. 

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade