Cultura

Val Macambira celebra a cultura nordestina no Pelourinho

No Largo Quincas Berro D'Água, também às 20h, a festa fica por conta da banda Ceguera de dá Nó. E o forrozeiro Bruninho do Acordeon agita a noite de encerramento no Largo Tereza Batista, no mesmo horário.

28/06/2015 às 17h22, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Baião, xote, galope e pé-de-serra deram o tom da noite deste sábado (27) no Pelourinho. O músico Val Macambira comandou a programação do São João da Bahia no Largo Pedro Archanjo, em uma celebração à cultura nordestina. Além do repertório autoral, o público dançou ao som de composições de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Gordurinha e Gonzaguinha, no show Made in Brasil.

"O São João é a festa da colheita do milho, do plantio da cana e da mandioca. Tudo isso é comemorado com essas músicas, que lembram que esta é uma festa popular, da cultura que está na alma do povo. Assim, a música regional se transforma em universal. Ela não tem fronteiras", afirmou o forrozeiro, que se apresentou pelo oitavo ano no ciclo junino do Pelô. Ele também animou o Terreiro de Jesus na última segunda (22).

"Vieram crianças, avós, famílias inteiras, com pessoas de todas as idades. As famílias vêm de casa para apoiar a música popular aqui no Centro Histórico", destacou Val Macambira, que defendeu a maior presença de mulheres forrozeiras e de artistas iniciantes nos palcos, como forma de renovação do ritmo. No Largo Quincas Berro D'Água, a festa deste sábado foi comandada pela banda Coração Forrozeiro.

A programação do Pelourinho inclui trios nordestinos e grupos de forró pé-de-serra, com atrações dos credenciados do Ciclo Junino da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e shows apoiados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Todas as atrações dos festejos juninos do Pelourinho são gratuitas.

A festa junina continua

Para forrozear neste domingo (28), as opções são os shows de Forró Laska Coco e de Jaqueline Damasceno, ambos às 17h, nos Largos Tereza Batista e Quincas Berro D'Água, respectivamente. Na segunda (29) é dia de festejar São Pedro e encerrar o Ciclo de Festejos Juninos do Pelô. No Largo Pedro Archanjo, às 20h, tem o forró da Banda Marana. No Largo Quincas Berro D'Água, também às 20h, a festa fica por conta da banda Ceguera de dá Nó. E o forrozeiro Bruninho do Acordeon agita a noite de encerramento no Largo Tereza Batista, no mesmo horário.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade