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Samsung abre inscrições para 2ª edição do concurso educacional Respostas Para o Amanhã

Voltado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, o concurso estimula os estudos em Ciências, Matemática, Tecnologia e Engenharia e promove melhorias nas comunidades

26/06/2015 às 08h37, Por Kaio Vinícius

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A partir dessa sexta-feira, 26 de junho, alunos do Ensino Médio de todo o Brasil podem inscrever seus projetos inovadores no concurso “Respostas Para o Amanhã”, promovido pela Samsung. A competição nacional tem como objetivo desafiar os jovens a propor ideias e a implementar planos criativos, que solucionem problemas da sociedade, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática, ciências e lógica.

“Acreditamos que a educação é a chave para gerar mudanças positivas na sociedade”, afirma Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung. “Por isso, na Samsung nos dedicamos para, dentro de nossa experiência com inovação e liderança mundial em tecnologia, promover e estimular o desenvolvimento educacional no Brasil. O ‘Respostas Para o Amanhã’ é um de nossos pilares nessa área”.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro, pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. No endereço virtual, os interessados podem acessar o regulamento completo do concurso e conhecer todos os detalhes para participação.

Em sua segunda edição no Brasil, o ‘Respostas para o Amanhã’ tem a coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A Samsung conta ainda com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), entre outros parceiros regionais e locais.

Para a coordenadora técnica do Cenpec, Maria Amabile Mansutti, o grande diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica inovadora, que possibilita não apenas o engajamento dos estudantes e a valorização dos educadores, como também o envolvimento da comunidade local. “Além disso, uma novidade desta edição é que todos os participantes, alunos e professores, ao se inscreverem terão acesso a orientações formativas, independente da premiação. É uma oportunidade ímpar para a escola articular os conhecimentos no campo científico ao uso da tecnologia e à sustentabilidade”, afirma.

Premiação

A comissão julgadora, constituída por especialistas de educação, seleciona os 20 melhores trabalhos apresentados. Esses grupos serão contemplados com um kit de edição de vídeo (composto por um notebook e uma câmera), com o qual devem produzir um filme sobre seus projetos. Após envio dos vídeos, as cinco melhores produções serão disponibilizadas no site para votação pública e da comissão julgadora. Os membros das cinco melhores equipes são premiados com smartphones para os alunos, além de um tablet para o professor orientador e um para o diretor da escola. Como prêmio, a escola da equipe vencedora receberá 40 notebooks para instalação de um laboratório interativo.

Os benefícios do ‘Respostas Para o Amanhã’ vão além da esfera educacional. “O concurso estimula a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula, visando o benefício social, ou seja, engaja o jovem a tornar-se um agente de mudanças e contribuir para uma sociedade melhor. O impacto disso na autoestima dos alunos, ao perceberem que podem contribuir para grandes e significativas mudanças, é imensurável”, avalia Kanamaru.

As Soluções para o Futuro da América Latina

Na primeira edição latino-americana, que ocorreu em 2014, mais de 27 mil alunos, sob a orientação de 1.300 professores, inscreveram cerca de 2.200 projetos no concurso. Neste ano, a expectativa é que o impacto seja ainda maior, com a participação de mais países. Serão oito no total: Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

No Brasil, a vencedora do concurso, no ano passado, foi a Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do RN, com o projeto “Equilíbrio”, que reaproveita lixo eletrônico para construir produtos para pessoas com necessidades especiais.

Com a ajuda do professor de Física da escola, os alunos criaram três protótipos: um mouse óptico que, graças à lente reaproveitada de uma câmera de celular, amplia o tamanho de um texto em um monitor e ajuda pessoas com baixa visão na leitura; um conjunto de bengala com sensor de proximidade e pulseira com vibracall, que emite sinais ao aproximar-se de obstáculos, também voltado para deficientes visuais; e uma cadeira de rodas elétrica, que recebe comandos de direção por meio de um controle remoto de vídeogame. 

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