Política

Esporte amador é tema de audiência pública na Câmara Municipal

O vereador Pablo Roberto destacou a satisfação da Casa da Cidadania em proporcionar a discussão sobre o esporte amador e ressaltou que os edis, em visitas aos bairros da cidade, recebem muitos questionamentos quanto aos incentivos ao esporte amador e dificuldades encontradas pelos atletas.

19/06/2015 às 16h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o objetivo de discutir o futebol amador no município de Feira de Santana, a Câmara Municipal realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma audiência pública, atendendo a solicitação da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Direitos da Mulher.

O evento foi conduzido pelo vereador Pablo Roberto (PMDB), presidente da referida comissão, que compôs a Mesa de Honra juntamente com o secretário de Cultura Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, na oportunidade representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; Emerson Brito, diretor de Esportes do Município; Iramar Lima dos Santos, Presidente da Liga Feirense de Desporto; José Ney Nascimento Santos, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e analista técnico da Sudesb.

O vereador Pablo Roberto destacou a satisfação da Casa da Cidadania em proporcionar a discussão sobre o esporte amador e ressaltou que os edis, em visitas aos bairros da cidade, recebem muitos questionamentos quanto aos incentivos ao esporte amador e dificuldades encontradas pelos atletas.

“Nas visitas e atividades que os vereadores têm pela cidade, sempre existem questionamentos, as pessoas reclamando muito da falta de apoio e atenção tanto da parte do Governo Municipal quanto do Estado e Federal. Muitas pessoas desenvolvem essas atividades esportivas com muita força de vontade, fazem isso com muito amor e, muitas vezes, sem receber qualquer tipo de ajuda, contando apenas com o apoio da comunidade”, disse.

Pablo Roberto se lembrou da importância de se unir forças em prol do esporte amador. “Sabemos da dificuldade, seja de ordem financeira quanto de estrutura. O Governo não consegue fazer isso sozinho, mas unindo forças temos como ajudar neste processo”, avalia.

Evolução no incentivo ao esporte

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro, afirmou que o município vem evoluindo na questão do incentivo ao esporte. “Quero dizer que os esportes em Feira de Santana, no que diz respeito a políticas públicas, têm passado por grandes renovações e investimentos por parte do Governo Municipal. Listei aqui algumas ações promovidas pela Secretaria no ano de 2014 e que vêm sendo, na medida do possível, l acrescido neste ano de 2015. Entre as ações, gostaríamos de destacar o apoio ao futebol, basquete dos cadeirantes, com a oferta de cadeiras novas, transportes, handball, vôlei, basquete, atletismo, contando com todo o apoio de logística”, salientou.

Ele informou alguns eventos esportivos que vêm sendo promovidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. “Quero citar aqui os principais campeonatos e eventos que o Município realiza através da Diretoria de Esportes, como a Supercopa Sub-15, Jogos Olímpicos da Diversidade, Jogos Olímpicos Estudantis, Copa dos Bairros, Copa Interdistrital e Jogos Abertos”, informou Rafael Cordeiro.

Mudança no Conselho dos Desportos

O presidente da Liga de Desportos, Iramar Lima dos Santos, citou a criação do Conselho de Desportos do Município, mas chamou atenção para a composição do órgão.

“O ex-vereador Genésio Serafim criou o Conselho do Desporto, mas foi a própria composição que faz com que o projeto não ande. Um Conselho que quem toma posse como presidente é o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, sem se importar com o perfil do secretário. Ele nomeado em um cargo pelo gestor do Município, como vai fazer essa consolidação, fiscalização no Conselho? Não me parece uma coisa lógica, justa. acho que deveria mudar essa lei, esse Conselho Municipal”, sugeriu.

Iramar Lima dos Santos acredita que há muita burocracia quando é solicitado um apoio do Governo Municipal. “A nível municipal todas as reivindicações foram atendidas, mas com muito esforço. Eu peço o básico, o indispensável para que as atividades sejam atendidas, mas há uma peregrinação nos setores e gabinetes por onde passam os documentos. Até que a verba chegue, a gente cansa. Vamos fazer a estreia no ano que vem e vamos receber esta verba de ajuda depois da estreia. Não estou reclamando, só peço que os funcionários, que têm acesso ao documento, tenham o zelo de informar se houve um documento errado, para que a verba possa ser liberada”, cobrou Iramar.

Campeonatos e eventos legalizados

Emerson Brito, Diretor de Esportes do Município, acredita que o incentivo ao esporte amador tem melhorado ao longo dos anos. “Temos acompanhado ao longo dos anos um crescimento do esporte de tal forma que, muitas vezes, assusta o gestor público, por tantas demandas e solicitações que chegam até nós”.

Ele acrescentou: “eu como gestor público, vejo como uma forma do Governo criar políticas públicas para o esporte, mas existem algumas demandas que o Poder Público se preocupa muito em realizar eventos, e as pessoas que fazem esportes gostam de eventos, mas existem outras carências como a participação das crianças e dos adolescentes na formação do caráter/ideologia e, isso, temos nos preocupado e temos procurado fazer”, afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade