Artigo

A importância da qualificação para o mercado de trabalho

Qual a dificuldade em por a pessoa correta na vaga certa? As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes? O fato de ter o 3º grau completo será que é suficiente? Qual deve ser o diferencial para o mercado?

16/06/2015 às 10h09, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Flávio Burgos

Tecnologia (Mídias Sociais, Mobile Marketing, etc), Saúde (Farmacêuticos especialistas no desenvolvimento de medicamentos), Educação (Tecnólogos em TI e Áreas de Tecnologia, Gestão empresarial, Logística e Transporte, Gestão Pública e Pessoal), Engenharia (Naval, Civil, de Produção, etc) e Área de Óleo e Gás são algumas das áreas em franca ascensão no mercado de trabalho, via de mão, há uma grande demanda por este tipo de mão de obra qualificada para que possam ocupar as vagas existentes. Contudo, isso nem sempre acontece. Qual a dificuldade em por a pessoa correta na vaga certa? As pessoas estão se qualificando menos ou as empresas estão mais exigentes? O fato de ter o 3º grau completo será que é suficiente? Qual deve ser o diferencial para o mercado?

Ao contrário da realidade de antigamente, quando havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, porém poucos profissionais preparados perante as exigências das vagas. Profissional que não tem uma qualificação demora mais para realizar as suas tarefas e isso leva tempo e dinheiro. Esse é um dos motivos que leva a tanta exigência. Foi o tempo que até para ser Auxiliar de Serviços Gerais precisava ter só Ensino Fundamental, hoje é necessário ter o Ensino Médio. Imagina para outros cargos?

Infelizmente o que percebemos é que as pessoas estão sim se qualificando cada vez menos, levando muitas empresas a praticarem o Headhunter, ou seja, caçam talentos prontos em outras empresas para que possam ocupar essas vagas em aberto, oferecendo benefícios e vantagens para que essa migração seja feita.

Prática essa que vem sendo cada vez mais comum entre as empresas que necessitam de mão de obra qualificada, sendo esta cada vez mais escassa no mercado. Na pressa da geração Y em querer conseguir entrar no mercado e conquistar cargos cada vez mais elevados e na maioria das vezes sem possuir credencial para isso, muitos apenas concluem a faculdade, sem possuírem cursos de qualificação, experiência profissional sólida, cursos de idiomas. Enfim, querem tudo pra hoje e não fazem por onde. Esses também são fatores que influenciam nesta falta de qualificados.

A qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental no momento de buscar e candidatar-se a uma oportunidade de trabalho, e quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento, é aquele profissional que saberá o que fazer dentro da empresa, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função.

E uma desculpa muito comum quando o assunto é qualificação é a falta de tempo para estudar. No entanto, essa justificativa tem caído por terra há algum tempo, uma vez que com a facilidade da internet, é possível realizar diversos cursos, sem sair de casa, estudando na hora e quando você quiser, ou seja, se você administrar e gerenciar melhor seu tempo é possível fazer com que 30 minutos do seu dia seja dedicado a um curso online.

Cursos técnicos, novos idiomas, cursos de aperfeiçoamento e de qualificação hoje são imprescindíveis para aqueles que almejam sucesso profissional. Isto porque, concomitantemente, as empresas estão cada vez mais exigentes e buscam profissionais que possam efetivamente fazer a diferença naquilo que fazem.

Mostrando além da qualificação, comprometimento, espírito de equipe e de liderança, capacidade de inovar e empreender e ambição, ou seja, ser e fazer a diferença, sendo este o perfil mais procurado pelas grandes empresas.

O chamado gargalo do emprego está na ausência de profissionais especializados de nível superior, como engenheiros, e de trabalhadores com formação específica, para os quais a demanda pode ser atendida com a promoção de cursos de pequena duração, sem exigência de alto nível de escolaridade.

Hoje estamos vivendo em uma sociedade que nos faz pensar o tempo todo, e o mercado de trabalho também estar nos cobrando isso: raciocínio. Estamos em uma era que precisamos exercitar, além dos músculos, também o cérebro. Estude, se atualize, busque novos conhecimentos, aprenda um novo idioma. Leia mais, pois ler é descobrir novos horizontes, é dar permissão à imaginação para criar, viajar sem sair do lugar. Ler é conhecer novas culturas, novas formas de ter opiniões sobre qualquer assunto. É agregar conhecimentos, sabedoria. A leitura nos transforma em pessoas mais interessantes cheias de conteúdos incessantes.

Ter conteúdo intelectual não é ser careta, fora de moda. Nos dias de hoje, ser uma pessoa com conteúdo, conhecimento, é um fator que nos ajuda a ganhar o pão de cada dia.

É percebido aqui em Feira de Santana – BA as empresas que estão se instalando na cidade e região estão em busca de profissionais com mais qualificação, tal como o inglês fluente para cargos de coordenação em diante, o que requer das empresas de *Outsourcing uma grande capacidade de captação não só na cidade, nem só no estado, muitas vezes precisando captar esses profissinais em outros estados, o que acaba encarecendo os custos em busca destes profissionais que poderiamos ter aqui mesmo. Ficando desta forma as vagas que exigem um pouco menos de qualificação. Interessante também pontuar que é muito comum ouvirmos queixas do tipo “Ai oh! Tal empresa veio pra cá mais os cargos mais altos são todos de fora, só deixam os cargos mais baixos pra cidade ”. Contudo, é necessário que saibamos que realmente há excelentes profissionais na cidade, porém, estes já estão empregados, e aqueles que ainda estão desempregados estão dentro do perfil citado neste artigo, querem ocupar altos cargos e não querem se qualificar para os mesmos. Outra coisa que é perceptível é que quando cursos são trazidos da capital para a cidade, a maioria das pessoas não os valorizam, preferindo fazer este mesmo curso na capital, claro aumentando os gastos para este investimento. Profissionais da área concordam que isso deve ser um problema cultural. Contudo, acreditamos numa grande mudança de comportamento devido ao grande crescimento da cidade com a vinda de grandes empresas e pelo aumento da oferta de cursos superiores e de qualificação profissional.

Cabe assim, aos profissionais, de forma geral, buscarem se qualificar e terem seu diferencial competitivo, ficando ainda de olho nas novas tendências do mercado e antecipando-se para que possam, desta forma, terem chances reais de conquistarem o tão almejado emprego dos sonhos e ainda mais importante poderem continuar no emprego, isto porque o processo de qualificação e desenvolvimento deve ser contínuo.

*Outsourcing (em inglês, "out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Em outras palavras, outsourcing é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada, sendo mais focada como parceria, como tradução mais precisa.

Adm/Profº Flávio Burgos
Administrador De Empresas Com Empreendedorismo Pela Faculdade Adventista De Administração – Faad – Cachoeira-Ba. CRA/BA 13474
Pós – Graduado – Especialista – MBA Em Gestão do Desenvolvimento de Estratégias em Recursos Humanos Pela Faculdade Católica De Ciências Econômicas Do Estado Da Bahia – Facceba – Salvador-Ba.
Atualmente Lecionando nas Universidades Anhanguera Uniderp (turma de Administração) e Grupo Uniasselvi (turmas de Gestão Pública, Logística e Recursos Humanos) e Sócio Diretor da Hollos Desenvolvimento Humano e Organizacional. Curso Básico de Grafologia Pela Faculdade Católica De Ciências Econômicas Do Estado Da Bahia – Facceba – Salvador-Ba. Curso de LIBRAS – Básico no CAP – Feira de Santana – BA.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade