Toque Esportivo

Copa Jacuípe de Futebol começa neste domingo

A partida de abertura acontece no município de Capim Grosso, às 15h, entre os times da casa e a equipe de Quixabeira.

29/05/2015 às 09h35, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir deste domingo (31), 16 equipes do centro-norte baiano dão início à segunda Copa Jacuípe de Futebol, que este ano será disputada na categoria sub-20. A partida de abertura acontece em Capim Grosso, às 15h, entre os times da casa e a equipe de Quixabeira. Outros sete jogos completam a primeira rodada.

A Copa terá a participação de 16 equipes de 15 municípios do Território da Bacia do Jacuípe. São eles: Pintadas, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Mairi, Baixa Grande, Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Nova Fátima, Gavião, Capim Grosso, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira, São João do Jacuípe e o seu distrito Itatiaia.

As 16 equipes estão distribuídas em quatro grupos com quatro equipes cada, que vão jogar entre si, em partidas de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para próxima fase. A partida que irá decidir o campeão do torneio está prevista para o dia 9 de agosto.

A competição é realizada pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), além da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e das prefeituras que sediam os jogos.

Capacitação – Na sexta-feira (29) e no sábado (30), serão realizados os cursos de atualização para Técnicos e Árbitros de Futebol, no município de Capim Grosso. Os cursos, gratuitos, são oferecidos pela Sudesb a todos os interessados das cidades do Território de Identidade Bacia do Jacuípe.

Ministrado pelo profissional de Educação Física da Sudesb, Rui Cézar, serão abordados fundamentos do futebol, por categorias, mostrando diferentes tipos de preparação e esquemas táticos como habilidade do jogador, domínio e habilidade para recepcionar a bola, utilização da metodologia de ensino ideal, técnica e tática de jogo.

Também professor da Sudesb, Hildebrando Patriarca, mais conhecido como Lembrança, irá ministrar o Curso de Atualização de Arbitragem de Futebol. Neste encontro, serão abordadas normas de arbitragem, os padrões aplicados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Internacional de Futebol (Fifa). Os participantes assistirão, também, ao vídeo “Árbitros em Busca da Excelência”, da Federação Paulista de Futebol, mostrando as normas de arbitragem da Fifa. O encontro terá aulas teóricas e práticas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade