Feira de Santana

Crise econômica não prejudica estágios em Feira de Santana, diz supervisora

A supervisora de estágios do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Susana Sousa, confirma a manutenção dessa mão de obra em vários setores de empresas da cidade.

28/05/2015 às 16h23, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Que os empregos estão desaparecendo em todo o Brasil por causa da crise econômica, isso é fato. Mas a contratação de estagiários, pelo menos em Feira de Santana, não está sendo prejudicada. A supervisora de estágios do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Susana Sousa, confirma a manutenção dessa mão de obra em vários setores de empresas da cidade.

“Nesse momento não foi perceptível a redução de contratação de estagiário ou o aumento dessa contratação devido a substituição de mão de obra. Para nossos clientes, o crescimento já é aguardado desde o ano passado. Nesse momento não estamos sentindo a crise afetando o programa de estágio”, afirmou.

De acordo com a supervisora, alguns meses são mais fortes para a contratação de estagiários e outros mais fracos. “A gente ainda está no pique de contratação e provavelmente no mês de junho a gente tenha uma redução no número de estágios, que é quando entra o período de vencimento dos contratos e encontra-se em renovação. No mês de julho é novamente um período de alta nas contratações. O mês de janeiro é o mês mais fraco de contratação, mas em fevereiro, após o carnaval, volta a crescer novamente”, destacou.

Atualmente, segundo Susana Sousa, o Iel tem muitas vagas para estagiários de licenciatura, devido as contratações para as escolas estaduais, especialmente estudantes de letras, química, física e matemática. Também há oportunidades para estudantes dos cursos de administração, ciências contábeis e para alunos do ensino médio. Ainda há vagas para estudantes de cursos técnicos, onde, de acordo com Susana, a maior parte das contratações é para as áreas de eletrotécnica e mecânica.

Susana Sousa destaca que o estágio é um ato educativo onde o estudante em formação tem a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho e ser aproveitado como uma mão de obra efetiva. De acordo com ela, o estágio chama tanta atenção, pois é um momento de aprendizado e treinamento para o estudante se desenvolver, de acordo com o que ele espera e com o conhecimento teórico, na prática da empresa. “Então é vantajoso a empresa ter um estagiário”, analisou a supervisora.

Regras do estágio

Susana esclareceu que com a Lei 11788, os estagiários têm direito a um recesso remunerado, mas ela destaca que não são férias. “São seis meses e ele tem um recesso proporcional a 15 dias. Quando ele tem um ou dois anos de estágio, o direito é de 30 dias”, informou.

Sobre a carga horária, a supervisora destacou que é limitada ao máximo de 30 horas semanais, sendo três por dia. Além disso, segundo explicou, tem que ter um supervisor que tenha experiência na área para que direcione e acompanhe as atividades do estagiário. Ela ainda explicou quais os requisitos para ser estagiário e os benefícios para a empresa.

“Para ser estagiário, o aluno deve estar matriculado e frequentando as aulas regularmente. Ele precisa ficar atento as notícias, fazer cursos de informática, assistir jornais. A vantagem que a empresa tem de contratar um estagiário é ter uma pessoa para treinar e desenvolver, pois ele tem a teoria. A empresa tem a oportunidade de moldar o profissional para ele ser um centro de excelência no futuro”, destacou. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade