Bahia

Secretário pede R$ 15 milhões a ministro para combate à dengue, chikungunya e zika

A necessidade de mais cursos de Medicina também foi destacada durante a reunião.

28/05/2015 às 15h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A necessidade que a Bahia tem de reforçar o combate e o tratamento contra a dengue, a chikungunya e o zika vírus foi reforçada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao ministro Athur Chioro, nesta quinta-feira (28), em Brasília. As medidas necessárias para enfrentar as três doenças – todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti – somam cerca de R$ 15 milhões.

“Estamos buscando junto ao Ministério da Saúde um financiamento suplementar para que possamos construir o nosso plano estadual contra essas doenças”, disse Vilas-Boas. Ele apresentou o quadro da Bahia também aos demais integrantes da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), reunida na capital do País para traçar os próximos passos da saúde pública brasileira frente ao momento de ajuste fiscal.

Vilas-Boas reiterou que é preciso otimizar gastos e assim garantir a aplicação de recursos em questões urgentes, como a observada com a reinserção da dengue, que é letal. Ele assinalou o registro recente do zika vírus. “Causa muito incômodo para a população e tem representado aumento significativo de pessoas nas nossas unidades de emergência e unidades de pronto-atendimento”.

A reunião da CIT também permitiu que o ministro Chioro explicasse o que está previsto para o orçamento setorial da saúde em 2015. Ele sensibilizou os membros da Comissão para o momento de ajuste, “necessário para a retomada do crescimento do País”, assegurando que “estão preservados todos os recursos dos programas estratégicos, como Mais Médicos, assistência farmacêutica, entre outros”.

A necessidade de mais cursos de Medicina também foi destacada durante a reunião. De acordo com o Ministério da Saúde, novos cursos só poderão ser abertos em cidades que ainda não possuem. Neste ano, são 1.690 vagas autorizadas para as universidades públicas e 3.398 vagas nas privadas.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade