Bahia

Mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva são apreendidas em Vitória da Conquista

O material apreendido foi encaminhado ao Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), em Salvador, para a devida destruição.

26/05/2015 às 16h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em fiscalizações de rotina, na primeira quinzena de maio, a equipe regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Vitória da Conquista, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeu mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva que estavam acondicionadas de maneira irregular em uma revenda. Apesar de estarem no prazo de validade, com vencimento até 2016, ficou constatado que as vacinas ficavam congeladas, influenciando na resposta imunológica dos animais e não os protegendo contra a doença.

De acordo com a fiscal da Adab, Maria de Fátima Guimarães, a geladeira da revenda estava cheia e desregulada, criando uma placa de gelo no fundo. “Quando retirei as vacinas, que estavam na frente, percebi que as do fundo estavam congeladas, quando deveriam ser conservadas sob refrigeração na temperatura entre 2 e 8 ºC”.

O diretor de defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, esclarece que a agência realiza periodicamente fiscalização, nas revendas cadastradas, para garantir a qualidade do armazenamento e validade das vacinas, com o objetivo de manter a eficiência vacinal e o poder de imunização dos animais. O material apreendido foi encaminhado ao Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), em Salvador, para a devida destruição.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade