Feira de Santana

Moradores se mobilizam contra a instalação de torre para telefonia celular

A torre já está erguida em um terreno murado na Rua Barra Avenida, contrariando a vontade da comunidade.

26/05/2015 às 11h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Moradores do loteamento Terra do Bosque, localizado entre o bairro Cidade Nova e a Avenida Fraga Maia, fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (26), contra a instalação de uma torre para colocação de uma ERB (Estação Rádio Base) de telefonia celular. A torre já está erguida em um terreno murado na Rua Barra Avenida, contrariando a vontade da comunidade.

O representante comercial Jorge Meireles já está com um abaixo-assinado em mãos e, segundo ele, vai ingressar com uma ação na justiça para impedir a instalação da ERB. “Nosso receio é com relação às pesquisas que fizemos sobre as radiações causadas pela instalação dos equipamentos nessas torres”, disse.

Ele informou que entre os moradores das ruas próximas existem pessoas cardiopatas, com pressão alta, diabetes e outras doenças, que podem, segundo afirmou, se agravar em decorrência das radiações. Jorge Meireles disse ainda que este tipo de torre não foi aceita em outros bairros da cidade e agora estão querendo instalar no Terra do Bosque causando insatisfação da comunidade.

A dona de casa Maria do Nascimento Ferreira da Cruz, que tem problema de pressão alta, disse que não consegue dormir à noite e que a instalação da torre está deixando-a preocupada e muito nervosa. “Eu não sei como instalaram essa torre de forma tão rápida. O terreno tinha muito rato e eu pensei que estavam apenas limpando, mas logo levantaram a torre”, afirmou.

A professora Jaqueline Araújo, que está grávida, disse que está preocupada com a situação. “Temos conhecidos que moram perto de outras torres e já tiveram problemas gravíssimos de saúde como câncer e até filhos com deficiência. Não temos como comprovar, mas sabemos que o índice de radiação é grande. Não queremos e não aceitamos essa torre”, destacou.

Moradores protestam contra instalação de antena

No local alguns homens trabalham na instalação da estação rádio base, que pertence a uma operadora de telefonia. Um funcionário, que está trabalhando na obra, mostrou um documento à equipe do Acorda Cidade, assinado pela engenheira Maria Rita Morgado Duarte. No entanto, a equipe não teve acesso a nenhum documento assinado por técnicos da secretária do Meio Ambiente ou de alguma secretaria do município, autorizando a instalação da torre e da ERB.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade