Feira de Santana

Estoque de larvicida contra mosquito aedes aegypti acaba nesta sexta-feira

A partir de segunda-feira, o trabalho dos agentes de endemias vai se restringir à parte educativa dos moradores

22/05/2015 às 16h10, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As projeções feitas pela Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana apontam que o estoque no município do larvicida pyreproxifen, usado na prevenção ou na eliminação de larvas do mosquito aedes aegypti, vai acabar nesta sexta-feira (22). O inseto transmite seis tipos de doenças: quatro de dengue, chikungunya e a febre zika.

Importado, o produto é distribuído pelo governo federal aos estados, que o repassam para os municípios, o que não vem acontecendo ultimamente. “E ainda não se sabe quando o larvicida vai chegar em Feira”, afirma Edvaldo de Jesus, da Vigilância Epidemiológica.

A partir de segunda-feira, o trabalho dos agentes de endemias vai se restringir à parte educativa dos moradores e na eliminação ou recolhimento de vasilhas que podem acumular água. Até esta sexta, 22, eles ainda colocarão o larvicida nos tanques, caixa d’água, pneus, entre outros recipientes.

Para controlar o ciclo de reprodução do aedes, o larvicida é aplicado entre quatro e cinco vezes ao ano e seu período de validade no combate às larvas do inseto é de 60 dias, aproximadamente. É aplicado nestes recipientes todas as vezes que o agente visita uma residência.

Após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta leva até 10 dias. Daí a necessidade de se aplicar o pyreproxifen periodicamente. Uma fêmea pode dar origem a 1,5 mil ovos, durante sua vida – cerca de 40 dias. Para garantir a preservação, o mosquito usa a estratégia de distribuir os ovos em vários criadouros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade