Cultura

Caravana da Cultura chega ao Recôncavo baiano

Na quarta, em Santo Amaro, o primeiro compromisso é uma visita à Casa do Samba

12/05/2015 às 15h45, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Para estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais, a Caravana da Cultura chega ao Recôncavo baiano e visita, nesta terça-feira (12), o município de Cachoeira, e na quarta (13), Santo Amaro. Participam o ministro Juca Ferreira e equipe de técnicos, os secretários da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, e do Audiovisual, Pola Ribeiro, e a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado. Em sua quinta edição, a iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), já passou pelas cidades de Nova Olinda, Crato, Fortaleza (CE), São Luís (MA), Salvador (BA), Belo Horizonte e Contagem (MG).

Cachoeira

Em Cachoeira, o ministro e equipe começam a caravana em almoço com o prefeito do município, Carlos Pereira. Na sequência, visitam o Candomblé Roça de Ventura, que faz parte da nação Jeje Mahi e é um dos mais antigos terreiros de candomblé da Bahia, tendo sido tombado, em 2014, como patrimônio cultural do Brasil. Do roteiro consta também uma visita ao imóvel localizado à Rua Benjamin Constant, nº 17, que será cedido à administração municipal. A edificação pertence ao Iphan e é individualmente tombado pelo instituto por seu valor cultural.

A comitiva do MinC segue para o Quarteirão Colombo para conhecer o projeto para implantação de uma nova unidade do Campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), que irá abrigar o curso de Arquitetura, com ênfase na preservação e restauro do patrimônio. Outra atividade na cidade será uma visita ao Cine Teatro Cachoeira, localizado no prédio do Cine Teatro Glória, fundado em 1922. No local, a presidenta do Iphan fará uma apresentação sobre as ações realizadas pelo instituto na região. Juca Ferreira e equipe participam ainda de um jantar, com a presença do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, do cantor Carlinhos Brown e do presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues. Na pauta, a criação de um circuito afro no Carnaval da Bahia.

Santo Amaro

Na quarta, em Santo Amaro, o primeiro compromisso é uma visita à Casa do Samba. O local, que fica em uma mansão restaurada do século XIX, foi inaugurado em 2007 pelo Iphan com a missão de preservar o samba de roda. Essa manifestação cultural, enraizada, sobretudo, no Recôncavo, foi registrada como patrimônio imaterial do Brasil, em 2004, e declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2005.

A comitiva do MinC participa de almoço com o prefeito da cidade, Ricardo Machado, e artistas locais na Casa de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, falecida em 2012. Depois, a comitiva visita o Centro de Estudos Culturais de Santo Amaro, ligado à UFRB. Às 16h30, Juca Ferreira e equipe participam de Roda de Conversa com artistas, produtores, gestores e fazedores de cultura da região, no Teatro Dona Canô. O evento, realizado em todas as Caravanas da Cultura, faz parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.

À noite, a comitiva do MinC participa da posse do Conselho Gestor do Bembé do Mercado, uma das mais importantes festas religiosas da Bahia, realizada desde 1889 para comemorar a abolição da escravatura e registrada como patrimônio imaterial do estado. No evento, também ocorrerá a posse do novo diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira. Para encerrar a Caravana da Cultura no Recôncavo, Juca Ferreira e equipe participam de cerimônia religiosa no Barracão, a Festa do Bembé do Mercado.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade