Cultura

Museu Regional de Artes é reinaugurado em Feira de Santana

Participaram da solenidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, artistas, empresários e pessoas da comunidade.

10/05/2015 às 18h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Daniela Cardoso

O Museu Regional de Artes (MRA), que funciona no Cuca (Centro Universitário de Cultura e Artes), na Rua Conselheiro Franco, foi reinaugurado na noite de sábado (9). Participaram da solenidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, artistas, empresários e pessoas da comunidade.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância histórica do prédio do museu que já foi uma escola. “Esse prédio foi construído em 12 de março de 1916. No próximo ano vai fazer 100 anos e há algum tempo atrás ele passou por um processo de restauração e foi criado o Cuca. Esse espaço agora foi totalmente revigorado e entregue a população. Essa obra é uma conquista da universidade de Feira e nós aplaudimos”, afirmou.

O deputado estadual Zé Neto do PT, disse que ficou emocionado com a reinauguração do MRA. “Eu me emocionei muito, pois minha mãe é da primeira turma da faculdade de letras, que depois se tornou universidade. Minha mãe vinha estudar e me trazia. Eu me lembro nitidamente disso tudo aqui e está muito presente na minha vida. Então eu parabenizo a universidade e o Cuca que entrega um grande presente cultural para Feira de Santana”, disse.

O reitor eleito da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro Nascimento Silva, informou que a Uefs fez um esforço muito grande para reformar e restaurar o prédio do museu. “É um espaço muito importante para a comunidade feirense. Nos últimos dois anos foi empreendido todo um esforço para reformar esse espaço e dar condições para receber exposições. Temos que convidar a comunidade para vir conhecer esse patrimônio, que é da cidade de Feira de Santana”, destacou.

O Jornalista e artista plástico Justino Marinho, que tem um trabalho exposto no acervo do MRA, disse que estava emocionado com a reinauguração. “Fiquei emocionado e encantado, até porque no acervo tem trabalho meu e isso aqui deve ser preservado, pois Feira é uma cidade grande e importante. É bom que tenha a memória preservada”, disse.

A diretora da Escola de Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nanci Novaes, afirmou ser uma vitória para a comunidade feirense a reabertura do museu. Ela salientou ainda que as artes precisam de um maior incentivo do Governo Federal. “É uma vitória da cidade, pois a continuidade da cultura depende desse acervo. A sociedade precisa conhecer o que já aconteceu e tudo isso resume-se em um museu. Então o museu é fundamental para um desenvolvimento cultural de qualquer cidade”, destacou.

O reitor da Uefs José Carlos Barreto informou que a reforma do prédio foi completa e o acervo também foi todo restaurado. “O riquíssimo acervo do Museu Regional de Feira de Santana nunca tinha passado por um processo de restauração completo como esse, então estamos muito contentes ao encerrarmos o nosso mandado e poder entregar o prédio e o acervo restaurados”, afirmou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade