Feira de Santana

Minha Casa, Minha Vida: secretário explica unidades vazias e fala sobre novas entregas

O próximo residencial que deve ser entregue em Feira de Santana é o Alto do Rosário Transição, segundo informou o secretário.

06/05/2015 às 17h33, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Mesmo com muitas pessoas inscritas no Programa Minha Casa, Minha Vida, algumas casas ficam vazias após a entrega dos residenciais. De acordo com o secretário municipal de Habitação, Sandro Ricardo, existe um trabalho feito pelo município, que acompanha a entrega das unidades e verifica se os contemplados estão morando ou não na casa do programa federal.

“É uma situação muito complexa. A primeira vista parece ser simples, mas envolve uma série de situações. A secretaria de Habitação solicita da equipe do trabalho social que faça a identificação dessas unidades e nos envie essa avaliação. Então aquelas unidades que por ventura as pessoas tenham recebido e ainda não estejam ocupando são constantemente verificadas. Uma vez que tenha razões para essa pessoa ter recebido a unidade e não estar ocupando, após o prazo de 30 dias, nós remetemos para a Caixa Econômica solicitando as devidas providências para reaver essas unidades”, explicou.

Sandro Ricardo esclareceu ainda, como os imóveis vazios são direcionados para outras pessoas inscritas no programa. “Todo empreendimento é feita a pré-seleção já com percentual de 30% a mais do que os que serão selecionados. O objetivo é que todos os empreendimentos tenham uma demanda excedente, que é uma espécie de reserva técnica. Então uma vez verificado uma casa vazia, essa unidade é retomada e retornará para as pessoas que estão inscritas e foram pré-selecionadas”, informou.

Residencial Alto do Rosário Transição

O próximo residencial que deve ser entregue em Feira de Santana é o Alto do Rosário Transição, segundo informou o secretário Sandro Ricardo. Segundo ele, uma reunião já está marcada com a Caixa Econômica Federal para a definição da data.

“Colocamos como prioridade a entrega do empreendimento Alto do Rosário Transição, que, inclusive, já houve a pré-seleção. Já existe a relação das pessoas que de fato vão receber as unidades e havia apenas uma pendência com relação a obra, mas acredito que já foi solucionada e estaremos nos reunindo para estabelecer a data de convocação das pessoas selecionadas”, afirmou. 

Residencial Aviário 4

Após a entrega do Alto do Rosário Transição, deve ser entregue o residencial Aviário 4. De acordo com o secretário de Habitação, a demanda desse empreendimento já está sendo finalizanda.

Empreendimentos com pendências

Segundo o secretário Sandro Ricardo, existem alguns empreendimentos com pendência, mas ele afirma que na maioria dos casos o problema está na documentação dos próprios contemplados.

“Fundamentalmente o que falta para que a gente possa entregar esses empreendimentos, é as pessoas pré-selecionadas comparecerem a secretaria para entregar a documentação. Quero aproveitar e chamar a atenção das pessoas, pois há uma grande contradição. As pessoas estão constantemente em busca para receber as unidades, mas para que a gente possa entregá-las, elas precisam entregar todos os documentos”, destacou.

Segundo Sandro Ricardo, existem regiões da cidade com dois empreendimentos que já estão com a pré-seleção feita, mas que ainda está recebendo documentos dos pré-selecionados.

Crise atinge Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana

Conforme afirmou Sandro Ricardo, não só em Feira de Santana, mas em todo o Brasil, a crise impactou no programa Minha Casa, Minha Vida. Ele destacou que, como consequência, a terceira fase do programa, anunciada pela Presidente Dilma Rousseff para ser lançada em março, ainda não foi anunciada.

“A nível nacional essa fase três ainda não foi lançada por conta da situação econômica do país e esperamos com ansiedade que esse lançamento possa ser feito”, disse.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade