Bahia

Consórcio Portal do Sertão realiza ciclo de Qualificações

As qualificações orientam quanto ao uso sustentável da água armazenada para a produção de alimentos e indica a melhor forma de manutenção da tecnologia social empregada em sua propriedade.

06/05/2015 às 08h44, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Consórcio Público Portal do Sertão promoveu, na última semana, nos municípios consorciados, os cursos de qualificação em Gerenciamento de Águas para Produção de Alimentos (GAPA), e Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (SISMA), ambos voltados para agricultores beneficiados pelo Projeto Segunda Água.

Durante os dias de curso, os técnicos do Consórcio apresentaram para os agricultores e agricultoras, técnicas de uso, manutenção, e sugestões para o melhor aproveitamento das tecnologias sociais implantadas na Zona Rural dos municípios, ampliando a discussão sobre convivência com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos, agroecologia, organização comunitária e novas oportunidades referentes as Cisternas Calçadão e Barreiros Trincheira.

As qualificações em GAPA e SISMA para as famílias beneficiárias do Projeto Segunda Água apresentam como finalidade orientar a população para o uso sustentável da água armazenada para a produção de alimentos, além de indicar a melhor forma de manutenção da tecnologia social empregada em sua propriedade.

A agricultora Eduarda Ângela, moradora da comunidade Quebra Fogo, em Irará, agradeceu pelo Projeto, ressaltando a importância do uso das tecnologias sociais. “Água é necessidade, e as cisternas é fundamental para a criação e plantação da nossa produção.” O agricultor Elmo Antônio Evangelista, morador de Santa Bárbara, destacou o valor do curso e prometeu fazer bom uso dos conhecimentos adquiridos. “Estávamos ansiosos para receber as Cisternas. Com o curso vou saber zelar deste bem que traz benefícios para todo mundo”. Evangelista confessou que pretende produzir Maracujá, Feijão de Corda, Hortaliças, mais uma pequena criação de Galinha Caipira.

Os cursos foram realizados durante os dias 22 a 30 de abril nos municípios de Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Irará, Ipecaetá, Santanopólis, Santa Bárbara, Santo Estevão e Teodoro Sampaio.

Novas Tecnologias para a Convivência com o Semiárido (Segunda Água)

Foto: Divulgação | Agricultores de Santo Estevão visitam Barreiro

O Projeto tem como objetivo utilizar a água das chuvas, e outras fontes hídricas locais, na implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares dos municípios que compõem o Consórcio Portal do Sertão. As Famílias serão beneficiadas, através da construção de cisternas calçadão, com capacidade para armazenar 54 mil litros de água; barreiros trincheira e barragens subterrâneas.

O Programa Segunda Água está sendo executado pela Fatres e monitorado pelo Consórcio Portal do Sertão. É uma iniciativa do Programa Água para Todos, que compõe o Plano Brasil sem Miséria, concebido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade