Bahia

Baixa produção impulsiona importação de leite na Bahia, diz secretário

O pequeno produtor de leite Lelivaldo Correia, morador de Capela do Alto Alegre, afirmou que o preço do leite vem caindo na região onde trabalha,

05/05/2015 às 11h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Produtores de leite de várias regiões do estado da Bahia participam, em Feira de Santana, de um seminário sobre políticas públicas para a cadeia produtiva de leite da agricultura familiar. O evento acontece desde ontem (5), até esta terça-feira, no auditório da Pousada Central.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, que participou da abertura dos trabalhos, informou que a demanda por leite na Bahia é maior que a produção. E o estado ainda importa o alimento.

“Nós ainda temos um desarranjo na cadeia do leite. Nós temos uma demanda de 150 mil litros de leite e só ofertamos 50 mil. Se formos para o mercado tradicional, teremos capacidade de fazer muito mais, fora a capacidade das cooperativas, e de agentes do estado em ofertar infraestrutura logística”, afirmou o secretário.

Segundo ele, a Bahia possui bacias estratégicas de produção, como a do Rio Galvão, no sudoeste do estado, o Portal do Sertão, a bacia do Cisal e do Rio Jacuípe. No entano, Gerônimo Rodrigues avalia que falta infraestrutura, estoque de alimentos e melhoramento genético dos animais.

O pequeno produtor de leite Lelivaldo Correia, morador de Capela do Alto Alegre, cidade situada na Bacia do Rio Jacuípe, que atende a 14 municípios, afirmou que o preço do leite vem caindo na região onde trabalha, sobretudo por causa da seca que atingiu a reunião nos últimos anos. Mas, de acordo com o produtor, a expectativa para o período do inverno está grande.

“O preço do leite despencou e não está tendo nem a quem vender na realidade. Lá na região, a gente ta vendendo ao preço de R$ 0,60 a R$ 0,70. Tem vacas com média de 6 litros por dia e outras com 10. Com a plantação da palma e com o incentivo dos trabalhos sociais a proporção de animais e o leite devem aumentar. Tá chovendo bem, e o inverno promete”, avaliou.

O deputado estadual Zé Neto, que também esteve presente no seminário, informou que um dos temas tratados no evento, entre outros, é a reestruturação da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB). “Hoje é imperativo ter secadoras de leite na Bahia e hoje nós só temos uma máquina de leite em pó na Bahia”, disse.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade