Saúde

Veja mitos e verdades sobre doação de sangue

De acordo com Nilza Santos, que é coordenadora do Hemoba que funciona ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), algumas pessoas tem receio de fazer a doação. Ela esclareceu alguns mitos e verdades.

04/05/2015 às 16h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Doar sangue é um ato que pode salvar muitas vidas. Porém alguns mitos fazem com que as pessoas sintam medo de procurem as unidades específicas para fazer a doação, o que faz com que o estoque esteja sempre abaixo do ideal.

Aqui em Feira de Santana, a situação não é diferente. De acordo com Nilza Santos, que é coordenadora do Hemoba que funciona ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), algumas pessoas tem receio de fazer a doação. Ela esclareceu alguns mitos e verdades.

Pessoas resfriadas podem doar sangue?
Se a pessoa está resfriada e teve febre recentemente, ela não deve doar sangue. Ela deve aguardar oito dias após cessar totalmente os sintomas do resfriado e da febre para procurar a unidade e doar sangue.

Com quantos quilos a pessoa pode doar?
É necessário ter acima de 50 quilos para doar sangue. Menos disso não pode.

E qual a idade?
Pode doar quem tem de 16 a 69 anos de idade. Sendo que o menor de 18 anos tem que está acompanhando dos pais, com documento de identidade. Agora caso seja a primeira doação, a idade limite é 60 anos.

Quem já teve doença sexualmente transmissível pode doar?
Uma portaria do Ministério da Saúde dar respaldo a pessoa que já teve sífilis, para que ela volte a doar sangue 12 meses após o tratamento e a cura. Mas temos observado que nesses casos, ocorre uma sensibilidade e mesmo essas pessoas estando tratadas, os exames detectam e infelizmente elas não podem doar.

Qual o procedimento após o sangue ser doado?
O sangue é testado para vários tipos de doenças. Hoje é um requisito e todo sangue utilizado passa inicialmente pela testagem sorológica, que é para detectar doença de chagas, hepatite B e C, HIV tipo 1 e 2 e sífilis.

A doação engrossa o sangue?
A doação não engrossa o sangue. Quando a pessoa doa, suas células são renovadas. A questão de engrossar só se a pessoa não tomar liquido.

Quem faz uso de bebida alcoólica pode doar sangue?
Quem faz uso de bebida alcoólica com frequência não deve doar sangue, mas se for de forma esporádica, só pode doar sangue após oito horas da ingestão.

Doar sangue engorda?
Nem ganha e nem perde peso. A doação não interfere nesse fator. Isso é um mito.

Mulheres podem doar sangue mesmo estando no período menstrual?
Ela só não pode doar sangue se tiver um fluxo menstrual muito elevado e isso vai ser avaliado durante a triagem para a doação.

Quem doa sangue tem o risco de ser infectado com alguma doença?
A pessoa que doa sangue não corre o risco de adquirir nenhuma doença. Todo nosso material é descartável, de uso único. Não existe risco nenhum de se contrair alguma doença.

Como deve ser a alimentação antes e depois da doação?
Com a doação, a pessoa tem uma perda significativa de sangue em um período curto e algumas pessoas respondem com uma sensação de tontura, mas nada que uma boa hidratação não resolva. A maior parte das pessoas não sente nada após a doação, mas é preciso se alimentar bem e se hidratar bastante, além de evitar atividades físicas no dia em que fez a doação. Alguns setores de trabalho também devem ser evitados no dia da doação, como dirigir carros pesados, trabalhar em construção civil, nas indústrias em questão de empilhadeiras, pois essa pessoa estará em altura e pode ter a sensação de tontura.

Quais são os tipos de sangue?
Hoje temos o O positivo e negativo, o B positivo e negativo, o A positivo e negativo e o AB positivo e negativo. Mas se fomos estudar isso vamos dizer que existem mais tipos. E para a doação existe uma prova de compatibilidade, pois mesmo com o tipo igual de sangue, a pessoa pode não ser compatível. O sangue O negativo é o sangue que temos o menor número e o sangue que chamamos de coringa, pois quando uma pessoa chega na emergência necessitando da doação, se a gente não tem como compatibilizar o sangue de quem vai receber, o sangue inicial é o O negativo, que doa para todos, mas infelizmente só recebe dele mesmo. Então quem tem esse tipo de sangue, deve procurar a rede para fazer a doação.

Quando tem um acidente a pessoa pode perder quantos MLs de sangue para não ir a óbito?
Isso é relativo e depende do tipo de perda e de como esse paciente vai chegar ao hospital. Na verdade é o conjunto do acidente que vai determinar.

Quanto tempo demora o processo de doação?
O processo de doação leva em torno de 40 minutos. Fazemos o cadastro, depois a triagem clínica e a doação em si é o momento mais rápido e não pode ultrapassar 15 minutos. É muito rápido, normalmente dura seis minutos.

Como é feito o processo para alguém receber o sangue que foi doado?
Depois que o sangue sai da coleta, antes mesmo da bolsa começar a ser preenchida, é colhida as amostras para a testagem de sorologia. Os tubos com as amostras são encaminhas para o Hemoba, em Salvador, onde são feitos os exames e o resultado é divulgado através do sistema de informação. Quando chegam os resultados, as bolsas são liberadas. Porém ainda existe o período da centrifugação, que é mais criterioso. Passa pelo processo de fracionamento e uma única bolsa de sangue pode ajudar quatro pessoas ou mais, dependendo se for criança ou não.

O sangue doado tem data de validade?
O sangue pode ficar resfriado em uma temperatura de dois a seis graus por 35 dias, dependendo do conservante que se usa. O plasma tem que ser totalmente congelado e as plaquetas têm um período de sobrevida muito curto de cinco dias.

Usuário de droga pode fazer a doação de sangue?
O usuário de droga injetável não pode doar sangue, porém as pessoas que já utilizaram drogas inalatórias podem voltar a doar sangue depois de 12 meses após o uso. Com relação a maconha, a pessoa pode doar 12 horas após o uso. 

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade